Foto: SupCom ALE-RR

Professores de Matemática e representantes de quatro escolas públicas estaduais de Boa Vista iniciaram, na noite desta quarta-feira (26), treinamento para dar andamento ao Projeto Conexão Financeira, uma iniciativa do Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

O projeto visa ensinar conceitos de educação financeira de forma prática e aplicada, capacitar os alunos para desenvolver orçamentos e planejamentos financeiros pessoais e familiares, estimular o pensamento crítico e a tomada de decisões financeiras assertivas, entre outros.

Após este primeiro encontro, que detalhou todo o projeto, haverá mais três momentos dentro das escolas onde serão elaboradas atividades que consistam em arrecadação de dinheiro. Conforme o cronograma, o primeiro ciclo encerra no dia 30 de maio com premiação para os melhores desempenhos.

O diretor do Inovem, Brenno Carvalho, enfatizou que esta foi a primeira ação de muitas outras que serão realizadas ao longo do ano. Lançado nesta semana, o Inovem vai desenvolver os projetos: Impulsionar, Inove Pro, Feira Inove e, Elas Inovam.

“O Conexão Financeira é voltado para os alunos da rede pública estadual, e visa ensiná-los a organizar suas finanças, então esse projeto começa com a instrução dos profissionais que atuarão na ponta, levando esse conhecimento para os alunos, e haverá um nivelamento de informações para que eles possam distribuir o conteúdo da melhor maneira possível”, frisou.

Conforme destacou o instrutor do projeto, Willian Quirino, cada etapa visa orientar os professores para repassar aos alunos os conceitos do assunto. A primeira fase vai sensibilizar os alunos sobre a importância da educação financeira; a segunda, criar um plano de ação; e a terceira, avaliar o progresso e motivar esses alunos a aplicarem os conceitos financeiros no futuro.

“Basicamente, cada etapa a gente tem um objetivo específico para trabalhar junto aos alunos. Serão os professores de Matemática os responsáveis na aplicação de todas as questões técnicas, juntamente com esse desenvolvimento da competência empreendedora”, explicou.

Durante os encontros, os alunos aprenderão sobre planejamento financeiro, elaboração de metas, meios de arrecadação e administração dos recursos financeiros, aplicando esses conhecimentos em objetivos concretos.

Para o professor da Escola Estadual 13 de Setembro, Rossiter Ambrosio dos Santos, é importante que a unidade escolar consiga alcançar o seu objetivo de formar um cidadão que vai atuar na sociedade com uma noção maior de como gerenciar a sua despesa.

“Eu acredito que este aluno se tornará um adulto com mais consciência sobre como empreender, como gastar, como aplicar o seu dinheiro com maior controle, até com sustentabilidade, pensando na família, como ele conseguiria gerenciar esses recursos com maior capacidade de sustentação”, pontuou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here