A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite de quarta-feira (22), 11 barras de ouro maciço, totalizando 10,2 quilos, durante fiscalização na BR-401, em Boa Vista (RR). O material estava escondido em uma caminhonete, e o motorista foi preso em flagrante. A suspeita é de que o minério tenha sido extraído de garimpos ilegais em áreas de preservação ambiental e terras indígenas.
Com essa apreensão, o volume de ouro interceptado pela PRF somente em Roraima em 2025 alcança 162,2 quilos, avaliados em mais de R$ 100 milhões. A série de operações integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano AMAS), lançado pelo Governo Federal em 2023 para reforçar o combate ao garimpo ilegal e aos crimes ambientais na região.
A ação mais recente ocorreu dois dias após outra grande apreensão no estado. Em 20 de outubro, os agentes localizaram 48 barras de ouro, totalizando 37,4 quilos, durante fiscalização na BR-174, também em Boa Vista. O condutor do veículo foi detido e encaminhado à Polícia Federal.
Outros dois casos foram registrados neste ano em Roraima. Em 10 de outubro, a PRF apreendeu 11,6 quilos de ouro, e em 4 de agosto, uma das maiores apreensões da história da corporação no estado, quando foram apreendidos 103 quilos de ouro durante abordagem na Ponte dos Macuxis, na BR-401.