Reprodução/Instituto Iter

Um Novo vídeo ligando o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André Mendonça, ao Instituto Iter/SA, que acaba de ser contratado pelo governo de Roraima, pelo valor de R$ 273 mil chegaram à redação do Roraima1. Em novo material que circula como peça publicitária na internet, o ministro faz a propaganda do instituto que o contrata para ministrar palestras.

Para assistir ao vídeo, clique aqui.

André Mendonça foi o responsável pelo pedido de vistas do julgamento que define a saída ou permanência de Antonio Denarium (PP), cassado por compra de votos e abuso de poder político e econômico nas últimas eleições que disputou. O governador já sofreu quatro condenações e segue no cargo enquanto o TSE reanalisa em círculos, com minúcia de separadores de grãos de mostarda, página por página, letrinha por letrinha, a mais de um ano, nos gabinetes daquela Instância Superior. Desde então, o Estado vive uma desordem política, com incertezas da permanência de servidores, de desmanches de acordos feitos e parcerias desfeitos, além da já habituais trocas constantes no secretariado.

Reportagens do Estadão e da Revista Fórum apontam que o Instituto Iter foi fundado por Mendonça e tem o ministro como principal palestrante em cursos e eventos voltados a gestores públicos. Mesmo sem aparecer formalmente no quadro societário, que traz o nome de Victor Godoy Veiga, ex-ministro da Educação do governo Bolsonaro, o instituto é apresentado em diferentes materiais de divulgação como um projeto idealizado por ele.De acordo com o levantamento do Estadão, o Instituto Iter firmou mais de 50 contratos públicos desde 2024, somando R$ 4,8 milhões com governos, prefeituras e tribunais de contas.

Com o esgotamento do prazo para que o ministro releia o relatório proposto pela ministra Isabel Gallotti, espera-se que haja também a oportunidade de ser explicada a coincidência de relações entre as instituições citadas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here