Joenia Wapichana, presidente da Funai. Foto: Ascom Funai

A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, anunciou que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a abertura de mais 170 vagas para o órgão. Atualmente, a Funai está recebendo 502 novos servidores, aprovados em concurso público, mas segundo Wapichana, o número ainda é insuficiente diante do alto índice de aposentadorias previstas.

“Estamos aguardando novos servidores desse concurso de 502 aprovados. Já fizemos novo pedido, porque não vai ser suficiente. Muitos dos nossos servidores estão prestes a se aposentar, e temos uma grande demanda, especialmente nas ações de demarcação. Já fomos autorizados pelo MGI a receber mais 170, que devem tomar posse em breve. Com isso, poderemos reforçar o trabalho em campo de demarcação física”, explicou a presidente da Funai.

A declaração foi feita neste domingo (2/11), durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Aldeia Vista Alegre do Capixauã, localizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, no Pará. Lula estava acompanhado das ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas), além de representantes da Funai e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Wapichana agradeceu o apoio do governo federal e destacou que a atual gestão tem permitido avanços na demarcação de terras indígenas.

“Quero reforçar que a Funai está em processo de reconstrução, graças ao presidente Lula. Assumimos essa missão há cerca de três anos e seguimos juntos com os povos indígenas”, afirmou.

De acordo com ela, duas novas demarcações físicas devem ser realizadas no primeiro semestre de 2026.

Lula promete levar energia solar à comunidade

Durante a visita, o presidente Lula recebeu uma carta com demandas dos moradores da Aldeia Vista Alegre do Capixauã. Antes de ler o documento, ele demonstrou surpresa ao saber que a comunidade ainda não possui energia elétrica.

“Pensei que havia energia, porque vi uma luz acesa aqui. Hoje é muito mais fácil levar energia, com placas solares, sem agredir o meio ambiente. Prometo que vocês terão energia aqui na comunidade”, afirmou Lula.

Rumo à COP30

A visita integra a agenda preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA). O presidente chegou ao estado no sábado (1º/11) e deve permanecer até o final da Cúpula de Chefes de Estado, marcada para os dias 6 e 7 de novembro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here