Boa Vista celebrou nesta sexta-feira (22), o empreendedorismo feminino com a 3ª edição do projeto “Amadas – Protagonismo Feminino”, promovido pela Agência Municipal de Empreendedorismo (AME-BV). O lugar escolhido foi um cenário mais que simbólico: o alto do Mirante Edileusa Lóz, iluminado na cor lilás em alusão ao Agosto Lilás – mês de combate à violência contra a mulher.
O evento reuniu 40 mulheres para uma experiência única de conexão e fortalecimento. Com o tema “Quem sou eu além do CNPJ”, as participantes foram levadas a refletirem sobre sua essência para além dos negócios. A programação incluiu dinâmicas para troca de experiências, histórias inspiradoras e um momento de reflexão sobre a marca que cada uma deseja deixar no mundo. Vestidas de branco, todas reforçaram o simbolismo da paz, união e recomeço, traduzindo o espírito do evento.
A presidente da AME-BV, Luciana Surita, destacou que esse público representa hoje a maioria dos beneficiários atendidos pela agência. “Cerca de 70% dos nossos empreendedores são mulheres. Muitas assumem o papel de chefes de família e encontram no empreendedorismo uma oportunidade de sustento e independência. O objetivo do ‘Amadas’ é dar visibilidade a essas histórias e oferecer não só crédito, mas orientação e capacitação para que elas tenham sucesso”, afirmou.
Luciana também ressaltou a escolha do local para a edição.
“O Mirante é um símbolo de coragem e transformação, assim como essas mulheres que decidiram empreender e mudar suas realidades. E, neste mês de conscientização sobre a violência contra a mulher, reforçamos que o empreendedorismo também é um caminho para a liberdade e a autonomia feminina”, complementou.
Histórias que inspiram
Entre as participantes estava Sarah Brandão, conhecida carinhosamente como “Moranguinho do Amor”, beneficiária da AME-BV há pouco mais de três meses.
“Entrei no mês das mães e foi uma ‘virada de chave’ na minha vida. Aqui eu não recebi só crédito, mas também consultoria, orientação sobre como investir e gerenciar meu negócio. Me sinto amada, abraçada e cuidada”, disse.
Para ela, estar no evento no Mirante foi marcante. “Hoje é meu aniversário. Nunca tinha vindo aqui e participar desse evento por causa do meu negócio, representando minhas conquistas, é grandioso. Sou mãe de quatro filhos e tudo isso é motivo de muito orgulho para mim”, completou.
Outra história que mostra a força do empreendedorismo feminino é a de Regina Mendes, fundadora da Dona Coxinha. Uma das primeiras beneficiárias da AME, ela relembra o impacto do apoio recebido. “Antes da AME, eu era mais uma empreendedora tentando se manter. Depois do apoio, eu ganhei confiança e coragem para crescer. O acolhimento fez toda a diferença. Hoje tenho meu espaço físico e sigo avançando”, contou.
Para Regina, estar entre as 40 participantes do ‘Amadas’ é motivo de gratidão.
“Ser exemplo para outras mulheres é uma grande responsabilidade e um privilégio. A AME me ajudou a acreditar mais em mim e a não ter medo de enfrentar os desafios”, afirmou.
AME-BV tem transformado milhares de vidas
Desde sua criação, em 2022, a AME-BV já beneficiou mais de 1.900 empreendedores com investimentos que somam R$ 7,5 milhões. Do total de atendidos, 1.432 são beneficiárias diretas e 396 permissionárias em espaços públicos. A agência oferece crédito orientado, capacitações e oportunidades para participação em grandes eventos como AgroBV, BV Junina e Mormaço Cultural. Além disso, já lançou quatro edições da linha de crédito Mulher Empreendedora, fortalecendo cada vez mais a presença feminina no mercado.