Foto: Mayra Wapichana/Funai

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apresentou na terça-feira (20) a uma comitiva de lideranças Yanomami e Ye´kwana, as ações desenvolvidas em parceria com outros órgãos na Terra Indígena Yanomami, localizada entre os estados do Amazonas e Roraima.

As lideranças se encontram em Brasília nesta semana onde permanecem até quinta-feira (22) para tratar com vários órgãos sobre pautas relacionadas ao atendimento à população indígena no território.

Composta por 10 lideranças representantes de nove organizações indígenas, a comitiva foi recebida na sede da Funai em Brasília pela presidenta Joenia Wapichana; a diretora de Administração e Gestão, Mislene Metchacuna; a diretora de Proteção Territorial, Janete Carvalho; e a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta.

As lideranças apresentaram à direção da Funai suas demandas em diversas áreas como saúde, educação, segurança pública, direitos sociais, gestão ambiental e territorial, segurança alimentar, entre outras.

As dirigentes da Funai prestaram os esclarecimentos devidos sobre cada pauta, bem como a competência dos órgãos responsáveis para o atendimento e suas atribuições como autarquia indigenista. E, ainda, como a instituição pode contribuir levando suas reivindicações aos órgãos competentes.

Entre as ações apresentadas pela Funai à comitiva de lideranças estiveram as medidas emergenciais adotadas inicialmente em 2023 com a entrega de cestas de alimentos para garantir a segurança alimentar e ações de melhoria das roças para a retomada do plantio de alimentos em 2024. E, ainda, a celebração de Termos de Execução Descentralizada (TEDs) com várias instituições governamentais para a implementação de projetos voltados à segurança alimentar e nutricional, criação de animais, recuperação ambiental, formação, ensino, pesquisa, inovação e extensão, direitos humanos, entre outros. E ações de fiscalização e proteção territorial em parceria com demais órgãos de segurança pública e ambiental.

As pautas fazem parte das ações realizadas por mais de 20 órgãos do Governo Federal, entre eles a Funai, na terra indígena, desde o Decreto nº  11.405 de 30 de Janeiro de 2023, que trata sobre medidas de enfrentamento da emergência sanitária no território Yanomami.

Além da Funai, as lideranças Yanomami e Ye’kwana também cumprem agenda nos ministérios dos Povos Indígenas (MPI), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Mulher, da Saúde, entre outros órgãos federais que executam ações na Terra Indígena Yanomami.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here