Foto: Semuc BV

O Carnaval de Boa Vista 2025 encerrou nesta terça-feira, 4, e ficará na memória da população. Milhares de foliões curtiram o último dia da folia no circuito mais tradicional da cidade, a Praça Fábio Marques Paracat. E a diversão ficou por conta dos blocos do Servidor, Os Bambas na Avenida, Bloco da Carretinha, Classe A, Cê Ta Dentro Deixa e Gigantes da Folia. O Bloco Canaimé fechou a noite em um verdadeiro arrastão.

Com o tema “Folia que abraça, cidade que cuida”, a prefeitura garantiu uma festa acessível a todos. A proposta itinerante levou a folia para a Praça Fábio Marques Paracat e aos polos do Caranã, Nova Cidade e Bairro dos Estados, além do Circuito de Rua, descentralizando a programação e permitindo que mais pessoas pudessem aproveitar o evento próximo de suas casas.

Foram quatro noites de festa, cores, alegria e muita música. Com uma programação democrática e inclusiva, a folia se espalhou por diversos pontos da cidade, garantindo diversão para todas as idades, geração de renda e, acima de tudo, segurança para os foliões. O presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), Dyego Monnzaho, fez uma avaliação da festa.

Ao longo desses quatro dias de folia tivemos uma significativa adesão da população, que ocupou todos os polos espalhados pela cidade. Uma verdadeira festa democrática, enaltecendo o carnaval de rua, os artistas locais, gerando emprego e renda, além de movimentar a economia criativa. Essa proposta também contribuiu para evitarmos grandes aglomerações. Foi uma festa segura, sem nenhum tipo de ocorrência, feita com muito carinho para toda a família”, destacou.

Márcio Marcelo é servidor da prefeitura e aproveitou o ‘Bloco do Servidor’ para curtir o último dia de folia junto a filha e esposa. Para ele, um momento de celebração e de reconhecer o valor do trabalho prestado à população. “É uma verdadeira homenagem do nosso prefeito para nós servidores. Sinto muito orgulho em fazer parte desse time e contribuir para a nossa cidade”, contou.

Um carnaval inesquecível

A grande atração nacional desta edição foi o Mundo Bita, que encantou as crianças e suas famílias na Praça Linear Chico do Carneiro, reforçando a proposta do Carnaval como um evento para toda a família. Além disso, a valorização dos artistas locais brilhou durante toda a programação, com mais de 250 músicos, cantores, atores e palhaços se apresentando nos circuitos.

​Blocos e animação para todos os gostos

Os foliões puderam curtir 35 blocos carnavalescos dos mais variados estilos, como Carnarock, Afoxé Filhas e Filhos de Iemanjá, Classe A, Amigas do Capitão, Boi Bumbá Folia, Bloco do Servidor e muitos outros. O Circuito de Rua também garantiu a tradição dos bairros, levando grupos como Bloco Quintal do Ventura, Bloco do Zé, Bloco dos Sem Sogra e Casa da Mãe Preta para diferentes pontos da cidade.

​Geração de renda e valorização da cultura

O evento também foi um grande impulsionador da economia local. Com a participação de 180 empreendedores atuando na venda de alimentos, bebidas, acessórios e outros produtos, o Carnaval ajudou a movimentar pequenos negócios e garantiu oportunidades de renda para muitas famílias. Além disso, toda a estrutura envolveu centenas de trabalhadores, incluindo equipes de montagem, segurança, limpeza e atendimento ao público.

​Segurança e serviços essenciais para os foliões

Para garantir que a festa acontecesse de forma segura, a Prefeitura mobilizou 110 guardas municipais, 45 agentes de trânsito e 15 agentes de educação para o trânsito, além do apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Detran. Nenhuma grande ocorrência foi registrada, e os foliões puderam aproveitar a folia com tranquilidade.

A autônoma Carla Pereira aproveitou a última noite de festa com o marido, a madrasta e a filha. Ela elogiou a estrutura do evento. “Gostei muito. Os espaços instagramáveis estão lindos. A prefeitura está de parabéns pela organização, segurança e programação. É uma festa para curtir com os amigos e a família”, contou.

Na área da saúde, o público teve acesso a serviços como vacinação, distribuição de preservativos, autotestes de HIV e suporte médico avançado do SAMU. O espaço lúdico e o “Salãozinho” montado na Praça Linear fizeram a alegria das crianças, enquanto a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) monitorou os ambulantes para garantir que nenhuma criança estivesse em situação de vulnerabilidade.

Aprovação massiva

atmosfera de alegria, cores e ritmos contagiantes do Carnaval da Prefeitura de Boa Vista chega à última noite de programação na Praça Fábio Marques Paracat, nesta terça-feira, 4. As atrações musicais e os blocos de rua tornaram o evento ainda mais especial.

Enquanto adultos e idosos revivem a tradição da maior festa popular do país, as crianças se encantam com fantasias criativas e marcantes. De acordo o diretor da Guarda Civil Municipal, Cheyne Miranda, as famílias de Boa Vista têm curtido um evento tranquilo e sem intercorrências, ao longo de todas as noites.

“Jovens, crianças, adultos e idosos formam o público que está prestigiando o carnaval da prefeitura. São famílias inteiras aqui na praça, brincando e se divertindo com a programação, inclusive com seus animais de estimação. É um evento totalmente seguro e as pessoas sabem disso, por isso estão à vontade”, disse.

Diversão para toda a família

Além da diversão, o Carnaval também é uma oportunidade para fortalecer laços e criar memórias entre as famílias. A recepcionista Sheury Tenório foi à praça acompanhada do filho Gael, de 1 ano, e da mãe, Gilmara Tenório, para curtirem o primeiro carnaval da vida do mais novo membro da família.

“Como todo evento da prefeitura, o carnaval não é diferente e a organização está muito bacana. Todos os ambientes estão tranquilos e seguros. Assim, eu consigo me divertir com meu filho, sem preocupação. Gosto de aproveitar esses momentos para colecionar e vivenciar memórias incríveis com o Gael”, contou.

Para essas famílias, o evento da Prefeitura foi além da celebração ao se tornar um local para encontros, boas risadas e energia positiva. O servidor público Junior Rodrigues curtiu a programação do carnaval ao lado da filha, a pequena Isabela, de 9 anos, que aproveitou os espaços lúdicos, distribuídos pela praça.

“Realmente, é um evento muito bem organizado e com muita tranquilidade. Parei a moto mais a frente e desde o estacionamento percebi a segurança do local, o suficiente para deixar crianças e jovens bem seguros. Minha filha está empolgada e amou esse espaço lúdico com pintura facial. Está tudo incrível”, destacou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here