dia de finados cemitério
Foto: Diocese Roraima

Os cemitérios de Boa Vista estão se preparando para receber milhares de visitantes neste domingo, 2 de novembro, quando a Igreja Católica celebra o Dia dos Fiéis Defuntos, mais conhecido como Dia de Finados. A data é marcada por momentos de oração, saudade e homenagens aos entes queridos que já partiram.

O Vigário Geral da Diocese de Roraima, padre Josimar Lobo, destacou que o Dia de Finados é um tempo de memória e esperança.

“É um dia de lembrança, de memória, mas também de celebração da vida dos nossos filhos e filhas queridos, que já não estão fisicamente entre nós, mas deixaram seu legado, sua história e sua missão”, disse o sacerdote.

Os cemitérios Municipal Nossa Senhora da Conceição e Campo da Saudade terão horários estendidos e missas ao longo do dia. O acesso será aberto a todos, inclusive para quem não professa a fé católica, mas deseja prestar homenagens.

Indulgência plenária no Dia de Finados

Durante o Dia de Finados, a Igreja Católica oferece aos fiéis a oportunidade de obter a indulgência plenária, que é o perdão total das penas temporais ligadas aos pecados já confessados.

Segundo o padre Josimar Lobo, neste Ano Jubilar, a celebração ganha ainda mais sentido espiritual:

“Neste tempo de graça, aqueles que se confessarem, comungarem, rezarem pelas intenções do Papa e realizarem uma obra de caridade podem receber a indulgência plenária, o perdão completo, inclusive dos pecados que já não se recordam.”

Para obter a indulgência plenária, o fiel deve:

Estar em estado de graça (confessado ou disposto a se confessar); participar da missa e comungar; rezar pelas intenções do Papa; fazer uma oração pelos falecidos.

O Dia de Finados é, portanto, um momento de fé, lembrança e comunhão espiritual, em que os católicos e toda a comunidade são convidados a viver a esperança cristã de que a vida não termina com a morte.

Programação das Missas

Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição (bairro São Vicente):

  • 6h30 – Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Evaristo Spengler.
    (Será a única celebração neste local.)

Cemitério Campo da Saudade (bairro Centenário):

  • 7h30 – Padre Attilio Santuliana (Área Missionária Santa Rosa de Lima)
  • 10h30 – Padre Edmilson de Abreu (Paróquia Santo Antônio de Santa’Ana Galvão)
  • 17h00 – Padre Jefferson de Almeida (Paróquia Santos Arcanjos)

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here