Foto: Reprodução/SupCom ALE-RR

A Escola do Legislativo (Escolegis) encerrou, nesta sexta-feira (1°), a primeira edição do curso “Culinária para o Dia dos Pais: Comidas de Boteco”, que trouxe preparos diferenciados de quitutes e petiscos — individuais ou porções — com foco tanto no empreendedorismo quanto em surpreender na data comemorativa. Durante cinco dias, os participantes aprenderam técnicas de cortes, combinações de sabores, uso de condimentos e apresentação de pratos, tendência que vem ganhando força no Brasil.

A instrutora Rita Werner destacou que a proposta foi ir além do básico e despertar a criatividade dos alunos.

“A apresentação é fundamental, porque a gente ‘come’ com os olhos, depois é que sentimos o sabor e o aroma. Então, se você fez uma boa comida, mas não soube apresentar, você não fez nada. O que a gente trouxe aqui para os alunos foi esse conhecimento, como preservar os sabores, as combinações, massas, molhos, coisas diferentes que podemos trabalhar no nosso cotidiano”, destacou.

Rita reforçou que espera que os participantes apliquem o que aprenderam no dia a dia ou em seus negócios.

“O conhecimento é algo que ninguém tira de você. Porém, o conhecimento sem a prática não é nada. É preciso o aluno pôr em prática, estar de olho em tudo e sempre aprendendo. A ideia principal foi trazer pratos tradicionais que podem ser servidos de forma individual ou em um grupo de amigos e sair da mesmice do tira-gosto”, reforçou.

Experiência e novos projetos

Paulo Sérgio Silva é aluno da Escolegis desde o ano passado. De lá para cá, o aposentado já realizou mais de 20 cursos em diversas áreas. Segundo ele, o de culinária vai ajudá-lo a ser mais criativo em casa e futuramente empreender.

“Quero poder cozinhar em casa para a família, montar o próprio negócio e ficar mais ambientado, pois não é só fazer, tem que saber como servir, o material a ser usado, a decoração. Para mim, é uma grande familiarização. O curso foi excelente, tivemos uma ótima profissional, as receitas dela são bem sofisticadas, parecem até francesas de tão boas e delicadas”, avaliou.

Já a dona de casa Maria Fabiana Costa está se graduando em gastronomia. Ela conta que, pelo fato de estudar de forma remota, sentiu a necessidade de aprender algo na prática, o que é proporcionado pela instituição de ensino.

“Aqui, aprendemos sobre comidas de boteco, mas estamos diante da alta gastronomia, de uma chef renomada. Tivemos uma experiência maravilhosa e perfeita. Conhecemos técnicas muito interessantes, vários elementos-surpresa, a professora tem uma vasta experiência na área, trabalhou em vários eventos, estudou muito e passou o conhecimento dela. Sairemos daqui sabendo técnicas riquíssimas”, salientou.

Entrega de certificados

O encerramento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), e do presidente da Escolegis, deputado Chico Mozart (Progressistas), que entregaram certificados aos concluintes. Sampaio destacou a importância de iniciativas como essa para estimular novos empreendedores e revelou que, neste ano, a instituição ultrapassará a marca de 100 mil certificados emitidos.

“Percebemos a diversidade que é oferecida pelos nossos instrutores às pessoas que estão em busca de capacitação para empreender e entrar nesse mercado competitivo e latente no Estado de Roraima, que são nossos barzinhos e botecos. Quero parabenizar a todos por acreditarem no trabalho da Escolegis”, ressaltou.

Mozart reforçou que a Escolegis é “uma mão amiga” para quem busca conhecimento e oportunidades.

“Temos o maior zelo pela nossa Escolegis, essa mão amiga que sempre está disposta a ajudar as pessoas que querem adquirir conhecimento e empreender. Fizemos a entrega da certificação aos alunos da oficina de comidas de boteco hoje. É, praticamente, véspera do Dia dos Pais, e essas pessoas terão tempo hábil para pôr em prática e empreender nesse período, principalmente, aquele filho que quer fazer uma média com seu pai e cozinhar para ele”, ressaltou.

Modalidades presenciais e on-line

A Escola do Legislativo busca renovar sua grade de cursos e ofertas de vagas, constantemente, tanto na modalidade presencial quanto on-line. São diversas opções que vão desde a capacitação das áreas administrativa, saúde e educação ao empreendedorismo e beleza. Em Boa Vista, a unidade fica na Avenida Venezuela, 1645, bairro Liberdade. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here