Há quase três meses a mãe de um bebê de 10 meses aguarda a marcação de uma biópsia no Hospital da Criança Santo Antônio para o filho. As informações são do avô paterno da mãe, que é menor de idade. Ele pediu para não identificar a família na reportagem.
Segundo o relato, nos primeiros dias de vida o menino, que nasceu em Rorainópolis, apresentou um inchaço na barriga que o impedia até mesmo de vestir algumas roupas, e precisou ser encaminhado para Boa Vista para um diagnóstico adequado.
Ainda conforme a denúncia, a primeira tentativa de biópsia estava marcada para o dia 27 de abril. “A mãe e o bebê já estavam em Boa Vista há uns dias. Ele precisou passar por uma cirurgia e chegou a passar 21 dias na UTI, foram dias angustiantes. Os médicos me disseram que nessa primeira cirurgia fizeram uma biópsia, mas que seria necessário uma outra”, relatou.
Estava tudo certo para a biópsia marcada para o dia 27 de abril, quando um dia antes ligam do hospital e informam que não seria possível fazer o procedimento. “Eles disseram que foi preciso mudar o médico. Fomos a uma nova consulta e a médica que nos atendeu dessa vez deixou tudo marcado para o dia 19 de maio”, disse.
No dia 18 de maio a criança foi internada para a realização do procedimento no dia seguinte. “No dia 18 mesmo entraram no quarto e disseram que ele estava de alta sem nem ao menos explicarem o motivo. No dia seguinte, a avó do bebê ligou pra lá e de uma maneira muito grosseira disseram que a médica passou mal e que seria necessário remarcar mais uma vez”, contou.
Após algumas tentativas frustradas de contato para saber quando a biópsia seria realizada, a mãe do bebê retornou para Rorainópolis com o filho e desde então aguarda contato do Hospital informando a data para a realização da biópsia.
Prefeitura afirma que vai entrar em contato com a mãe
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que lamenta o ocorrido e esclarece que devido à pandemia do coronavírus, o número de cirurgias, assim como outros procedimentos e escalas de cirurgiões foram reduzidos.
A nota informa ainda que a equipe do Hospital vai entrar em contato com a mãe e reagendar o procedimento.