Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Foto: Shutterstock

A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) realizou, no início de dezembro, um ataque com drone contra uma instalação portuária no litoral da Venezuela. Segundo fontes ouvidas pela CNN Brasil, esta teria sido a primeira ação direta dos Estados Unidos contra um alvo em território venezuelano.

De acordo com as informações, o ataque ocorreu em um cais remoto que o governo do então presidente Donald Trump acreditava ser utilizado pela organização criminosa Tren de Aragua para armazenar drogas e transferi-las para embarcações destinadas ao tráfico internacional. No momento da ação, ninguém estava no local, e não houve vítimas.

As fontes relataram ainda que as Forças de Operações Especiais dos EUA forneceram apoio de inteligência à operação. Questionado sobre o episódio, Trump afirmou que os Estados Unidos atacaram “a área de um cais onde os navios são carregados com drogas”, mas evitou confirmar se a operação foi conduzida por militares ou pela CIA. “Atacamos todos os barcos e agora atacamos a área. Isso não existe mais”, declarou.

Até a revelação do caso, os únicos ataques conhecidos dos Estados Unidos contra alvos venezuelanos haviam ocorrido contra embarcações em águas internacionais, sob a justificativa de combate ao narcotráfico. Uma das fontes ouvidas pela CNN avaliou a operação como bem-sucedida por destruir o cais e os barcos presentes, mas ressaltou que o impacto foi em grande parte simbólico, já que a estrutura seria apenas uma entre várias usadas pelo tráfico.

Procurada, a CIA não comentou oficialmente o ataque. A CNN Brasil também solicitou posicionamento da Casa Branca, do Comando de Operações Especiais dos EUA e dos ministérios das Comunicações e das Relações Exteriores da Venezuela, mas não obteve resposta até a publicação.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here