A prefeitura iniciou a ampliação das ações de prevenção à saúde feminina por meio das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, conhecidas como Carretas da Mulher. Em dois dias, mais de 50 mulheres foram atendidas entre serviços de consulta ginecológica e exames de ultrassonografia e mamografia somente em um dos veículos.
Durante o Outubro Rosa, as unidades vão seguir um cronograma, contemplando as usuárias que já fizeram o agendamento do serviço especializado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Depois de muitos anos cuidando da família, Meiriele Reis decidiu voltar a atenção para si e fazer um check-up completo. Ela já passou por consulta e exame preventivo nas carretas e, desta vez, retornou para a ultrassonografia transvaginal. “As mulheres precisam cuidar da saúde antes de esperar aparecer algum sintoma”, destacou.
Maria Ireuda Izídio também aproveitou a oportunidade para fazer uma mamografia. Antes disso, ela passou pela consulta ginecológica no próprio CPCOM, após ter sido agendada pela UBS. Para ela, a oferta gratuita do serviço especializado de forma gratuita faz toda a diferença se tratando de saúde da mulher.
“O atendimento é maravilhoso. Me surpreendi. Tenho uma filha com deficiência e sempre acompanho ela nas consultas. Já fui atendida nas carretas outras vezes, fiz o preventivo e agora me preparo para a mamografia, tudo com muito cuidado e atenção”, disse.
Confira o cronograma de atendimento para as próximas semanas:
Carreta 01 (CPCOM): atendimentos nos dias 13, 14, 20, 21 e 31 de outubro
Carreta 02 (itinerante)
• 15 e 16/10 – UBS Sayonara Maria Dantas (Senador Hélio Campos)
• 22 e 23/10 – UBS Vila Jardim
• 29 e 30/10 – UBS Silvio Botelho (Bairro dos Estados)