O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra de quatro usinas termelétricas da Oliveira Energia pelo grupo J&F em Boa Vista, Roraima. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 13, e a conclusão da operação ainda depende de aval da Agência Nacional de Energia Elétrica.
A negociação envolve as Usinas Termelétricas (UTEs) Distrito, com capacidade instalada de 21,69 MW, Floresta, com 85,99 MW, Monte Cristo Sucuba, com 155,34 MW, e Monte Cristo, com 42,25 MW. Todas as unidades estão localizadas na capital de Roraima.
Segundo o Cade, a operação faz parte do processo de aquisição de ativos da Oliveira Energia pelo Futura Ventures, empresa ligada ao grupo J&F. O valor da negociação não foi divulgado.
A aprovação ocorre dias após o Cade também autorizar a compra da distribuidora Roraima Energia pelo Futura Ventures. A operação, publicada no Diário Oficial da União em 8 de maio, envolve 99,99% das ações da distribuidora e já recebeu autorização da Aneel.
O grupo J&F atua no setor elétrico por meio da Âmbar Energia, empresa responsável por usinas termelétricas e outros ativos de geração no país. A companhia vem ampliando a participação no setor de energia com aquisições aprovadas recentemente pelo Cade.
Em dezembro de 2025, a Âmbar Energia assinou contrato para compra da termelétrica Norte Fluminense, com 827 MW de potência, além do projeto Norte Fluminense 2, estimado em 1,8 GW, pertencentes à francesa EDF.
Na semana passada, o Cade também aprovou a aquisição de 1,1 GW em termelétricas da Bolognesi pelo grupo J&F.










