Foto: PMBV

Com o aumento do número de casos de covid-19 em Boa Vista, a prefeitura reforça o alerta para que população retome os cuidados e complete o esquema vacinal contra a doença. Atualmente, a capital tem 55,27% de pessoas vacinadas com o esquema completo. Com apenas a primeira dose são 68,13%.

Uma nota técnica emitida pela Superintendência de Vigilância em Saúde reitera as orientações do Ministério da Saúde, recomendando medidas como uso de álcool em gel, distanciamento físico de no mínimo 1 metro de outras pessoas em locais públicos e etiqueta respiratória, que consiste em medidas individuais para reduzir a disseminação de gotículas, como cobrir o nariz e boca ao tossir ou espirrar.

“Estamos mantendo a vigilância ativa com o monitoramento do cenário epidemiológico constante. E estamos elaborando um plano de ação para aumento da cobertura vacinal tanto para covid-19 quanto para outras doenças, como poliomielite e sarampo. E iniciaremos esta semana a vacinação para crianças a partir de seis meses com comorbidades, com o imunizante PfizerBiotech Baby”, informou a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, lembra que a pandemia não acabou e as pessoas precisam continuar se prevenindo.

A vacina é a principal forma de redução do risco de agravamento e óbitos por covid-19. E nossa capital dispõe de vacinas para toda a população a partir de 3 anos de idade”, disse Thalita Siqueira, diretora do departamento de Epidemiologia de Boa Vista.

Medidas de prevenção e controle – Continua em vigor o decreto nº 31/E, em que o uso de máscaras na capital se tornou facultativo, sendo obrigatório nos segmentos de saúde, como hospitais, postos de saúde, laboratórios, clínicas, consultórios, farmácias e drogarias.

Também é obrigatório o uso do item de segurança no transporte público e veículos por aplicativo. No âmbito individual, é recomendado o uso de máscaras por pessoas que apresentem sintomas gripais; casos suspeitos ou confirmados de covid-19 ou contatos de casos suspeitos ou confirmados; e pessoas com fatores de risco, como idosos, gestantes e imunossuprimidos.

Ampliação de público –  A Prefeitura de Boa Vista inicia nesta quinta-feira, 24, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em crianças a partir de seis meses até dois anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias), com comorbidades e imunossuprimidos.

O imunizante utilizado será o da Pfizer, único autorizado atualmente pela Anvisa e recomendação do Ministério da Saúde, com esquema vacinal de três doses, em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária.

Ainda não há previsão de início para as crianças que não tenham imunossupressão ou comorbidade nesta faixa etária, pois ainda será avaliada após a aprovação para incorporação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (CONITEC) e disponibilidade do imunizante.

A prefeitura reforça que a imunização é o melhor caminho para evitar o surgimento de novas variantes e o aumento de casos, internações e óbitos. Boa Vista, assim como outras capitais, continua com baixa adesão das crianças e com faltosos nas doses de reforço.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here