Palavradeiros, volume 5. Foto: divulgação/Editora Wei.

O livro “Palavradeiros: antologia poética – volume 5” reúne os textos finalistas do Concurso Literário Palavradeiros 2024 e foi disponibilizado gratuitamente na internet. A antologia é composta por poemas de oito alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas de Roraima que ficaram da primeira à terceira colocação ou receberam menção honrosa no concurso. A obra foi organizada pelo escritor Aldenor Pimentel e publicada pela Wei Editora.

Com o objetivo de incentivar e difundir a produção literária e descobrir novos talentos da literatura, em especial roraimense, o concurso é realizado desde 2016 pelo Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel, do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo. Além da publicação, os finalistas do concurso receberam um kit de livros. A antologia do concurso literário está disponível para download no blog ArteLeituras, clicando aqui.

O Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes é um dos ambientes do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, criado em 2015. O Espaço Harmonia e Ritmo fica no bairro Nova Canaã, em Boa Vista, e mantém ainda a Sala de Dança Isabel Santos e o Salão das Artes. Na área da literatura, o espaço cultural realizou, desde sua criação, atividades como projetos de incentivo à leitura e à literatura, festivais literários, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, concursos literários e saraus.

O Concurso Literário Palavradeiros 2024 teve três categorias: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. O tema foi livre.

Confira o poema “Belezas de Boa Vista”, de Laura Freire Mori, aluna do 5º ano da Escola Municipal Professora Maria Francisca da Silva Lemos, primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental I.

Belezas de Boa Vista – Laura Freire Mori

Aqui têm muitos pássaros

E um azul no céu cativante

Tuas paisagens belas

Princesinha do Norte, elegante.

Rodeada de igarapés

Teu abraço é o Rio Branco

Tuas ruas largas e planas

Com o lavrado que parece um manto.

 

Estendo a mão e pego do teu fruto

Bebo da tua fonte

Viro a noite, vem Cruviana

Subo o Mirante, miro o horizonte.

 

Belezas de Boa Vista

Vista boa, exuberante

Do cinza das grandes cidades

Você linda, segue distante.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here