O Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth poderá se chamar Dr. Alceste Madeira de Almeida, em homenagem ao médico e ex-deputado federal morto em acidente de carro em dezembro de 2021. A mudança foi proposta pelo Projeto de Lei (PL) nº 131/2024, aprovado na sessão desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A matéria seguirá para apreciação do Governo do Estado que poderá sancionar ou vetar.
Conforme o autor do PL, deputado Dr. Claudio Cirurgião (União), a homenagem a ao médico Alceste Madeira é um reconhecimento aos seus mais de 50 anos dedicados à medicina em Roraima, com ênfase à ginecologia e obstetrícia. Dr. Alceste Madeira morreu em um acidente na BR-174 em 15 de dezembro de 2021, quando retornava para Boa Vista após a realização de cirurgias em Rorainópolis, no Sul do estado.
Em obras desde 2020
Localizada no bairro São Francisco, em Boa Vista, a maternidade passa por reforma desde 6 de abril de 2020 para ampliação da estrutura física. Desde então, a unidade foi transferida em junho daquele para o antigo hospital de Campanha da covid-19. O aluguel pela estrutura de lona custa, em média, R$ 1 milhão por mês.
À época, o governador Antonio Denarium (PP) afirmou que a mudança duraria apenas cinco meses, contudo, a obra até hoje não foi concluída. A previsão do governo é de que o primeiro bloco da unidade seja entregue em agosto.