O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve pautar o julgamento dos recursos da cassação de Antonio Denarium (PP), já nos próximos dias. O govenador chegou a ser cassado três vezes, tendo uma delas sido anulada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
A relatora dos processos é a ministra Isabel Galloti, e dois recursos já foram apreciados pela ministra. Havendo a confirmação de cassação do governador, o presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) deve assumir o governo de Roraima por 90 dias, enquanto novas eleições devem ser convocadas para o preenchimento do cargo. Sampaio já teria feito contato semana passada com um ex-deputado estadual, convidando-o para ser chefe da Casa Civil.
Cassações
Antonio Denarium foi cassado em agosto do ano passado, e condenado à perda do cargo por conduta vedada a agente público.
A segunda cassação, a que foi anulada, foi determinada em 7 de dezembro de 2023, por conta da execução de reformas nas casas de eleitores de Roraima por meio do programa “Morar Melhor”, em 2022.
Na terceira vez, Denarium também foi cassado pelo TRE. Além da perda de cargo, ele foi condenado à inelegibilidade por oito anos por abuso de poder político e econômico. Denarium violou as regras de campanha por aumentar a distribuição de cestas básicas, reformar casas de famílias e ampliar o repasse de recursos estaduais aos municípios durante o ano eleitoral de 2022.