Como forma de incentivar a atenção e o cuidado com a saúde do homem, a Prefeitura de Boa Vista promoveu neste sábado, 11, uma ação da campanha “Novembro Azul” para mais de 350 trabalhadores de duas empresas privadas do município. A programação foi na Unidade Básica de Saúde (UBS) Arminda Gomes, no bairro Jóquei Clube.
Mais ações como esta devem acontecer nas UBSs da capital, até o final do mês. De acordo com a coordenadora de Referência Técnica em Saúde do Homem, Nonata Valente, este ano a campanha vai além, pois busca levar ao público masculino, avaliação nutricional, saúde mental, exames e testagem rápida.
“Neste ano, a campanha Novembro Azul visa tratar a saúde masculina de forma ampla, trabalhando outras atividades, incentivando o autocuidado, avaliando condições clínicas de saúde que não seja apenas o câncer de próstata. A ideia é que o homem seja avaliado como um todo e que outros possíveis agravos também recebam atenção”, disse.
Durante a ação, o público masculino passou por atendimento clínico, odontológico, testes rápidos, aferição de pressão, vacinação, corte de cabelo e emissão do cartão do SUS. Ainda fez parte da programação, palestras relacionadas à saúde do homem com nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta.
O senhor Antonio Ferreira tem 60 anos e afirma ter dificuldade em ir ao médico devido a correria diária. Ele aproveitou a ação para avaliar se estava tudo bem com sua saúde. “É muito bom ter esse dia pra gente se cuidar e sempre que tiver ação como essa eu aproveito. Só temos a agradecer todo esse cuidado e atenção”, disse.
Quem também aproveitou para colocar todas as vacinas em dia foi o pedreiro, Júnior Cezar. O jovem diz que em dias comuns nunca teria esse tempo de cuidar da saúde. “É muito bom porque no dia a dia a gente não tem tempo. Todo mundo trabalha e dificilmente eu teria como parar e fazer tudo assim de uma vez. É muito importante contar com esse apoio da prefeitura que parou pra oferecer vários serviços”, declarou.
Shirley Souza, diretora da UBS, ressalta o cuidado que a Prefeitura tem com a população em geral e destaca que a ação voltada para os homens acontece desde 2014. Diante da dificuldade de acesso ao público masculino, a parceria com as empresas facilitou o atendimento e possibilitou o trabalho de prevenção e cuidado.
“Temos diversos relatos de pacientes que, por um bom tempo da vida, não se preocupou em cuidar da saúde e dentro das nossas ações descobriu seu diagnóstico, evitando assim a evolução de outras doenças. Isso é, de fato, o serviço da atenção básica que é a prevenção”, ressaltou.