Em alusão ao mês do aleitamento materno, o “Agosto Dourado”, a Prefeitura de Boa Vista vai reunir nesta sexta-feira, 4, cerca de 80 mães em um “mamaço” na praia do Parque do Rio Branco. A campanha mundial reforça a importância do vínculo e saúde no puerpério, tanto para mães quanto para filhos. O evento vai ocorrer das 8h às 10h.
As mulheres participantes são mães usuárias dos serviços de saúde da atenção básica dos grupos de puericultura das UBSs Pricumã, Sílvio Leite e Rubeldimar, usuárias da sede do programa Família Que Acolhe, bem como servidoras mães da Prefeitura.
Cronograma – Na ação, uma equipe composta por fonoaudióloga e fisioterapeuta irá desenvolver atividades lúdicas e educativas para as mães a respeito do aleitamento materno e todo o universo envolvido nessa temática. Simultâneo a isso, o grupo Pirilampos fará o entretenimento das crianças.
Ao término da atividade com essas profissionais será o momento do mamaço, onde as mães se organizarão para amamentar seus filhos. O ato tem o intuito de valorizar a amamentação e sensibilizar o público para a importância do aleitamento materno. Muito além de um ato de amor, a amamentação proporciona inúmeros benefícios para a saúde, crescimento e desenvolvimento da criança, isso somado aos benefícios que proporciona à mãe, além de reforçar o vínculo mãe-bebê.
“Com esse evento, encerraremos a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Boa Vista, que se iniciou com uma mesa redonda para profissionais da saúde, desenvolvida como estratégia para aprimorar a assistência desses servidores e para fortalecer apoiadores da amamentação”, explicou Jhully Sales, referência técnica de Saúde da Criança, Adolescente e Jovem.
Amor no Frasco – Ainda em alusão ao Agosto Dourado, ao longo do mês, as Unidades Básicas de Saúde Santa Luzia, Senador Hélio Campos, Sayonara Dantas e Lupércio Lima desenvolverão a campanha “Amor no Frasco”, de arrecadação de frascos de vidro com tampas plásticas para armazenamento do leite materno e roupas infantis. Com pontos de coleta estratégicos espalhados por toda a cidade, a arrecadação será triada e destinada ao banco de leite e às crianças em situação de vulnerabilidade dos hospitais da capital. A campanha segue até o dia 31 de agosto.