Tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), conselheiro Célio Wanderley, em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 4, no Fórum Advogado Sobral Pinto. Essa é a primeira vez que o conselheiro assume a presidência do tribunal e ficará no cargo pelos próximos dois anos.
“Nosso principal objetivo, que quero enfatizar, é a questão pedagógica. Acredito que a função precípua do TCE não é só a de fiscalizar, mas de orientar, no sentido de que a gente possa prevenir a má aplicação dos recursos públicos, ou seja, agir na concomitância, antes de o recurso ser perdido, porque, uma vez desviado, é muito difícil a gente consegui-lo de volta”, disse Wanderley.
Também tomaram posse como vice-presidente, o conselheiro Francisco José Brito Bezerra, para o cargo de ouvidor, o conselheiro Joaquim Pinto Souto Maior Neto, como presidente da Escola de Contas, o conselheiro Manoel Dantas Dias, e como corregedor, o conselheiro Bismarck Dias de Azevedo.
“Para mim, é uma grande honra estar presente nesse grande momento do TCE. Agora, como conselheiro, assumindo a vice-presidência, deixando um legado na Escola de Contas muito proveitoso e, desde então, poder contribuir de outra maneira na gestão. São muitos projetos e programas levando o órgão a todos os municípios, inclusive com sessões itinerantes. Com isso, o Estado só tem a ganhar”, enfatizou o vice-presidente Brito Bezerra.
O prefeito da capital, Arthur Henrique (MDB), enalteceu a atuação do Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) na fiscalização dos órgãos públicos do Estado para garantir eficiência da aplicação de recursos públicos e enfatizou o comprometimento da Prefeitura de Boa Vista em dar transparência à aplicação de recursos para melhorar a vida das pessoas.
“Gostaria de parabenizar a forma de atuação do TCE nestes últimos anos, com destaque para as ações de fiscalização, prevenção e orientação. Graças a esse trabalho impecável, a Prefeitura tem conseguido aplicar e gerir, de forma transparente, recursos destinados a áreas fundamentais, como saúde, social e educação, sendo esta hoje referência em todo o país”, disse o prefeito.