A candidata ao governo de Roraima, Teresa Surita (MDB) reagiu à divulgação da pesquisa Ipec (ex-Ibope), contatada pela Rede Amazônica e divulgada nesta segunda-feira (29). Nela, a ex-prefeita da capital aparece em segundo lugar, após um salto do governador Antonio Denarium (PP), que tinha 32% ante 64% de Teresa na pesquisa anterior.
“Não é de hoje que a gente vê como as pesquisas realizadas em Roraima são, no mínimo, diferentes da realidade. Durante a última eleição da capital, em praticamente todas as pesquisas do Ibope, o Ottaci liderava a eleição. O que todo mundo sabia era que o número dizia uma coisa, mas a certeza do voto no coração de cada um dizia outra”, disse a candidata […] O Ibope mudou de nome, mas não mudou a forma de fazer pesquisa. Se dependesse dele, Ottaci era prefeito”, publicou a ex-prefeita.
De fato, no primeiro turno, o Arthur Henrique terminou com 49% e Ottaci 12%. Uma margem de erro de 24%. No fim da eleição, o erro ficou ainda maior, com Arthur vencendo com 85% dos votos. O prefeito também comentou os resultados da pesquisa Ipec.
“Estou todos os dias das ruas, conversando e ouvindo as pessoas, e o sentimento que elas me passam é muito diferente da pesquisa divulgada. Muitas pessoas me dizem que querem a Teresa como governadora mas que não podem se manifestar, pelo medo de serem perseguidas”, disse o prefeito da capital.
A pesquisa
Contrariando todos os cenários anteriores, o Ipec divulgou nesta segunda-feira (29), sob encomenda da Rede Amazônica que o governador Antonio Denarium teria 45% das intenções de voto, ante 38% de Teresa. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Para senado, o instituto diz que há empate técnico de 26% entre os candidatos Romero Jucá (MDB) e Dr. Hiran (PP), completamente diferente de resultados anteriores, onde o MDBista aparecia com larga vantagem para o segundo colocado.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) sob o número RR‐07397/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo número BR‐06019/2022