A Universidade Federal de Roraima (UFRR) lançou nesta terça-feira (30) o edital do vestibular indígena com 210 vagas em 20 cursos de nível superior. O Vestibular Indígena é coordenado pela Comissão Permanente de Vestibular (CPV). O ingresso dos aprovados será nos semestres 2021.2 e 2022.1. O edital já está disponível.
As inscrições serão das 8h do dia 5 de abril até as 18h de 7 de maio de 2021, pelo site. Para participar do processo seletivo, o candidato deverá preencher completa e corretamente a Ficha de Inscrição on-line e o Questionário Socioeconômico e Cultural, confirmar inscrição, imprimir o comprovante e o boleto para pagamento da taxa de inscrição, pagando-o até a data do encerramento das inscrições.
A taxa de inscrição é no valor de R$ 70 para todos os cursos. O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição será de 5 a 9 de abril.
CURSOS
Entre as 210 vagas ofertadas, 40 são para o curso bacharelado de Gestão em Saúde Coletiva Indígena, 40 são para o curso bacharelado de Gestão Territorial Indígena e 60 para o curso de Licenciatura Intercultural, ofertados pelo Instituto Insikiran de Ensino Superior Indígena. O ingresso será no segundo semestre de 2021.
Veja as vagas por curso:
- Agroecologia (5 vagas);
- Agronomia (6 vagas);
- Antropologia (10);
- Artes Visuais (5);
- Ciência da Computação (3);
- Ciências Biológicas (2);
- Ciências Econômicas (5);
- Ciências Sociais (4);
- Comunicação Social (5 vagas);
- Direito (5 vagas);
- Engenharia Civil (5);
- Matemática (5);
- Medicina (2);
- Psicologia (2);
- Relações Internacionais (2);
- Secretariado Executivo (2) e;
- Zootecnia (2 vagas).
Todos os cursos reservam 10% das vagas, destinadas a pessoas com deficiência. O candidato com deficiência que sentir dificuldades para realizar sua inscrição poderá solicitar apoio à CPV, mediante agendamento pelo e-mail cpv@ufrr.br.
SELETIVO
O Vestibular Indígena terá duas fases, a primeira de caráter eliminatório com aplicação das provas objetiva e de redação, no dia 20 de junho, das 8h às 12h. O gabarito preliminar será publicado na mesma data.
A segunda fase é classificatória, com análise curricular considerando os critérios e pontuações descritos no edital. O período de entrega do currículo, para os aprovados na primeira fase, será de 21 a 25 de junho de 2021.
O seletivo conta ainda com o Procedimento de Heteroidentificação Étnicoracial, com convocação prevista para 23 de julho de 2021.