Não é obrigatório atualizar dados pessoais no aplicativo Caixa Tem para receber o auxílio emergencial 2021 ou qualquer outro benefício social do governo federal. Segundo o banco, o procedimento é opcional e “possibilita que a Caixa oferte mais vantagens e segurança aos clientes”. A Caixa garante que ninguém ficará sem seu benefício se não tiver atualizado o aplicativo.
A atualização cadastral está em andamento desde 14 de março, conforme o mês de nascimento dos clientes. O calendário vai até o dia 31 deste mês, quando poderá atualizar os dados quem nasceu em dezembro (veja o cronograma completo mais abaixo). Tudo é feito pelo celular.
Na prática, a atualização faz o usuário aderir a uma poupança digital diferente, que recebeu o nome de “Cliente Top”. O usuário é obrigado a concordar com um termo de contrato antes de iniciar a atualização.
A Caixa ainda não divulgou quais serão os serviços oferecidos ao “Cliente Top” —o site do banco sequer menciona essa modalidade. Mas o UOL apurou que o foco será em microcrédito e seguros voltados ao público de baixa renda.
Na atualização, após declarar que concorda com os termos de adesão e assinalar a opção “Quero ser um Cliente Top”, o usuário precisa informar dados geralmente solicitados por bancos para oferecer linhas de crédito, como:
- Nacionalidade
- Endereço
- Se trabalha e se tem carteira assinada
- Renda mensal
- Profissão
- Patrimônio
Depois de confirmar os dados, o cliente precisa ainda enviar duas fotos. A primeira é de um documento de identificação (RG ou CNH). A segunda, uma “selfie” (foto do próprio rosto) em que a pessoa esteja ao lado do documento da foto anterior.