Candidatos à prefeitura de Boa Vista participaram no fim da tarde deste sábado (31) do debate da Rede Tropical de Comunicação. Durante 2h, os candidatos apresentaram propostas nas áreas de educação, saúde, economia, meio ambiente, infraestrutura, cultura e mobilidade urbana. [Confira aqui debate na íntegra].
Mediado pela jornalista Marcela Rosa, o debate ocorreu no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), da Universidade Federal de Roraima, de 17h às 18h45. O evento atrasou 15 minutos do horário previsto por falhas técnicas no som.
Estiveram presentes no debate sete dos 11 candidatos que concorrem ao pleito. São eles, por ordem alfabética: Antonio Nicoletti (PSL), Fábio Almeida (PSOL), Isamar Ramalho (Podemos), Linoberg Almeida (Rede), Luciano Castro (PL), Shaolyn Gomes (PMN) e Wilson Précoma (PCO).
Os candidatos Gerlane (PP) e Ottaci (SD) informaram, por meio de nota, que não compareceram ao debate por motivo de saúde. Arthur (MDB) e Shéridan (PSDB) não justificaram.
O debate foi dividido em cinco blocos:
- 1º bloco: apresentação dos candidatos;
- 2º bloco: cada candidato respondeu uma pergunta, com comentário de outro candidato;
- 3º bloco: as perguntas foram livres entre os candidatos, com direito a réplica e a tréplica;
- 4º bloco: os candidatos responderam perguntas elaboradas pela produção do debate;
- 5º bloco: os candidatos fizeram as considerações finais.
O debate
No primeiro bloco, foi realizado um sorteio que escolheu a ordem dos candidatos para se apresentarem. Os sete candidatos falaram da carreira, experiência, propostas de campanha para as Eleições 2020 e atacaram nomes políticos.
No segundo bloco, cada candidato foi escolhido para comentar sua proposta de campanha, de acordo com o tema sorteado pelo mediador, e ter sua resposta comentada por outro candidato.
O candidato Fábio Almeida foi o primeiro a ser sorteado e o tema proposto foi educação. O candidato Shaolyn comentou a resposta. Na sequência, Shaolyn e Linoberg, com o tema saúde; Précoma e Isamar, sobre economia; Nicoletti e Précoma falaram de meio ambiente; Linoberg e Fábio Almeida sobre Infraestrutura; Luciano Castro e Nicoletti sobre Cultura; e, por fim, Isamar falou de mobilidade urbana e Luciano comentou a resposta.
No terceiro bloco, cada candidato foi escolhido por meio de sorteio para fazer uma pergunta elaborada por ele. Também foi permitido que o candidato escolhesse quem iria responder. A regra do bloco permitia réplica e a tréplica.
Na ordem de sorteio, Linoberg perguntou para Nicoletti sobre privatização no setor público; Isamar questionou Linoberg sobre ideologia de gênero nas escolas; Nicoletti questionou Luciano Castro sobre política migratória e ‘privilégios’ para migrantes venezuelanos; Luciano abordou Nicoletti sobre o apoio de Bolsonaro nas eleições municipais e sua permanência no partido do presidente; Précoma perguntou para Fábio sobre o volume de atendimento e soluções para o Hospital das Crianças Santo Antônio; Shaolyn quis saber de Précome sobre saídas para economia de Roraima, dependente do setor público; e, por último, Fábio questionou Isamar sobre usar o nome de Deus e o título de pastor para atrair eleitores.
Já no quarto bloco, os candidatos responderam perguntas elaboradas pela produção do SBT Roraima. Eles falaram sobre plano de governo e apoio do governo federal.
Considerações finais dos candidatos, por ordem de sorteio:
O tempo estabelecido para as considerações finais foi de dois minutos para cada candidato, por ordem de sorteio.
Shaolyn Gomes (PMN) falou ser a melhor opção à prefeitura de Boa Vista “não por ter experiência que muitos dizem ter, mas por conhecer as dificuldades do cidadão” e por ter consciência de mudar, “nem do lado da direita e nem da esquerda, mas do lado do povo”.
Nicoletti (PSL) disse que tem as melhores propostas para Boa Vista. Falou de gerar emprego e linha de crédito para o pequeno empreendedor. “Vamos valorizar as empresas locais e fortalecer a economia local”.
Luciano Castro (PL) reforçou o compromisso com a cidade e da história que tem com Boa Vista. Falou sobre ser citado por representar a velha política, mas defendeu que fez muito por Roraima e capital. Listou os seis mandatos de deputado federal, a passagem como secretário no Ministério dos Transportes e o recurso que destinou para o estado. “Eu represento uma velha política que pode transformar Boa Vista com experiência, competência e dedicação”.
Linoberg Almeida (Rede) falou da importância do debate e criticou a propaganda eleitoral que tem sido feita contra migrantes e refugiados venezuelanos. Criticou a falta de alguns candidatos no debate e destacou ter competência, ficha limpa e preparo. “Vote em alguém que te inspira”.
Pastor Isamar Ramalho (Podemos) agradeceu a oportunidade de estar no debate e destacou que sabe fazer gestão. “Eu faço uma gestão que vocês nunca fizeram, com dízimos e ofertas. Saí de 43 igrejas para 486. Faço gestão diferente”. Disse que, com o vice, tem o melhor plano para Boa Vista, devolvendo a dignidade para a cidade, com paz entre brasileiros e estrangeiros.
Fábio Almeida (PSOL) pediu que a quem votou nele nas eleições de 2018 [quando disputou ao cargo de governador], votasse novamente. Que sua candidatura é a única que prioriza a classe trabalhadora. “Quero chamar você para votar 50, porque a única possibilidade efetiva de mudança é com Fábio Almeia e Thiana Tataira. Por meio do mandato participativo, por meio dos conselhos populares”.
Wilson Précoma (PCO) falou de defender a manutenção dos direitos trabalhistas, da classe trabalhadora. “Vai chegar um tempo nesse país, com o governo que nós temos, que o trabalhador só vai receber pelo o que trabalha, não terá outra garantia. Por isso estamos hoje na tribuna”.