O vereador Ítalo Otávio (Republicanos) protocolou nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), dois requerimentos para que aquela Casa convoque dois secretários municipais, o de Saúde e o de Segurança Urbana e Trânsito, a fim de prestarem esclarecimentos relativos à atos que, para o parlamentar, estão pouco elucidados dentro dos padrões de transparência da administração pública.
No primeiro requerimento, o vereador solicita à Presidência da Câmara Municipal de Boa Vista que o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão, compareça à Casa para explicar quanto, como e onde os recursos oriundos do SUS estão sendo aplicados pela Prefeitura de Boa Vista, dentro da política de combate à pandemia. Dentre os questionamentos abertos, o vereador perguntou sobre a falta de medicação em postos de saúde, além da redução de unidades básicas de atendimento a pacientes com sintomas da Covid-19.
No segundo requerimento, o vereador pede a convocação do secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros, para que o mesmo justifique a permanência no cargo diante de uma condenação judicial por ter favorecido, segundo a Justiça, outros secretários municipais em um esquema de retirada de multas de trânsito, além de agentes municipais de trânsito terem protestado pela não-permanência de Barros à frente da pasta, após mudanças em escalas de trabalho e poucas condições sanitárias para trabalhar nas ruas mediante o cenário de pandemia.
Em conversa com a reportagem, os vereadores confirmaram que o presidente da Câmara, vereador Mauricélio Fernandes (MDB), é quem decide se acata ou não o pedido do vereador Ítalo. Para isso deve haver a deliberação de sessão plenária. Vale lembrar que mais da metade dos parlamentares da Casa já deixaram votações importantes pela metade, por falta de entendimento com as pautas consideradas prioritárias pela Presidência.
A Prefeitura de Boa Vista não comenta os assuntos mencionados.