A presidente da Comissão de Relações Fronteiriças da Assembleia Legislativa de Roraima, deputada Yonny Pedroso (Solidariedade) solicitou, por ofício, ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, a repatriação dos brasileiros que estão retidos na Venezuela, impossibilitados de regressar ao Brasil por conta das medidas impostas pelo país vizinho para combater o Coronavírus.
A parlamentar informou que a Comissão também está prestando auxílio aos brasileiros com a documentação e os formulários necessários para conseguir voltar para casa.
“Recebemos o pedido de ajuda das famílias dos brasileiros que estão na Venezuela. Um desses pedidos veio de Rondônia e imediatamente nossa equipe iniciou conversas com o Itamaraty. Temos a informação de que na próxima sexta-feira um avião da Força Aérea Brasileira se deslocará ate Caracas, para resgatar os diplomatas e funcionários da Embaixada que também estão retidos naquele país e estamos solicitando que os demais sejam trazidos nesse voo”, informou Yonny Pedroso.
Segundo ela, os brasileiros informaram que a Venezuela estaria sem combustível e que o trânsito entre as cidades não é permitido, carecendo de uma autorização das autoridades daquele país, o que dificulta a saída por via terrestre. “Essas pessoas estão sem alimentos, sem ter como se manter, então o governo federal precisa interceder de forma urgente para trazê-las em segurança para o Brasil”, defendeu.
A presidente da Comissão de Relações Fronteiriças também enviou ofício à secretária Estadual de Articulação Municipal e Política Urbana, Ilaine Inês Henz Dias, solicitando atuação conjunta com o Governo Federal para repatriar os brasileiros.