A produção de grãos em Roraima deve superar a safra do ano passado e bater novo recorde, mostram os resultados do sexto levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que manteve a projeção de colheita em relação ao último levantamento.
Segundo a Conab, devem ser colhidas 285,7 toneladas de grãos na safra deste ano. O número supera levemente o registrado em 2019, quando foram colhidas 283,3 toneladas – crescimento de 9,1%.
De acordo com o órgão, as lavouras de soja puxam o bom resultado em Roraima, mantendo a tendência de crescimento das últimas safras. A produção estimada é de 123,2 milhões de toneladas da oleaginosa, crescimento de 7,1%.
“Em relação ao ciclo passado e que também representa um recorde na série histórica, graças à melhoria da distribuição das chuvas que sacrificaram a semeadura no início do plantio de muitos estados”, prevê o relatório.
Para a área total, no entanto, se espera uma redução de 5,4%, alcançando cerca de 69,1 mil hectares, menos 3,3 mil hectares.