O reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Freitas, será reconduzido ao cargo na noite desta quinta-feira (30). O professor continuará no comando na instituição pelos próximos quatro anos.
A recondução de Regys se dá após uma série de polêmicas, iniciadas por um decreto governamental o afastando do cargo; uma decisão judicial derrubando o decreto do governo; e até mesmo o acompanhamento das eleições para reitor por parte da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais, a fim de garantir a segurança jurídica do processo.
À época, o reitor disse que “Intervenção politica há um dia do começo da campanha eleitoral, recheada de um espetáculo pitoresco, com uso de força policial, com utilização de fundamentos inidôneos e ilegais, não só representa o autoritarismo em face de uma Instituição que vive pela democracia e pela produção do conhecimento, representa o verdadeiro retrocesso do Estado Democrático de Direito contra quem cumpre, inclusive, mandato eleitoral. De maneira alguma aceitarei a pecha colocada sobre a minha administração e da minha equipe, e uma mentira contada várias vezes não se tornará uma verdade. Para tanto, serão buscados todos os meios legais para o restabelecimento da ordem e da legalidade”.
A cerimônia ocorrerá às 19h, no auditório da instituição, no bairro Canarinho, em Boa Vista. O vice-reitor, Prof. Dr. Cláudio Delicato, e os Pró-reitores da instituição, serão empossados nesta solenidade.