vacinação
Foto: Semuc BV

A vacinação antirrábica para cães e gatos segue até as 17h deste sábado (8) em 19 pontos de Boa Vista. A imunização é gratuita e integra a campanha Meu Pet Seguro, promovida pela Prefeitura de Boa Vista durante os sábados de agosto.

Os pontos de atendimento estão distribuídos entre escolas, unidades básicas de saúde, praças e bairros da capital. A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), no bairro Centenário, também recebe os animais para vacinação.

Neste ano, a prefeitura passou a utilizar o aplicativo Meu Pet BV para cadastrar os animais e os tutores durante a campanha. Segundo o biólogo da UVCZ Isac Farias, as informações são registradas no momento da aplicação da vacina e ajudam no acompanhamento da quantidade de animais imunizados.

“A informatização veio nos ajudar ainda mais com relação ao cadastro, mas principalmente com a quantidade de animais que são vacinados no município de Boa Vista. A prefeitura, no final do dia, vai receber todas as informações do aplicativo”, afirmou.

A vacinação é uma das principais formas de prevenção da raiva, doença infecciosa que pode atingir animais e seres humanos e pode ser fatal.

A moradora Aline Rodrigues levou os cães Xena e Alfa para receber a vacina. Segundo ela, a distribuição dos pontos pela cidade facilita o acesso de tutores que têm dificuldade para se deslocar até a sede da Zoonoses.

“É muito boa essa campanha e muito importante para a população, porque a gente tenta levar na Zoonoses, mas às vezes não tem transporte. É muito complicado para quem não tem transporte. Então, trazer essa ação para as escolas, para os postos de saúde, é muito importante para a população”, disse.

Aline contou que Alfa foi adotado após ser encontrado abandonado às margens de uma rodovia durante um passeio de bicicleta. A família também pretende levar a gata Melinda para receber a vacina.

Maurínio Cavalcante levou a cadela Mel, de oito anos, para ser imunizada. Para ele, a gratuidade ajuda a ampliar o acesso dos animais à vacinação.

“É muito bom pelo fato de que tem muita gente que não tem condições, muitas vezes, de levar e de ter o valor para poder pagar. Então, tendo essa oportunidade de ser gratuita, é muito bom para as pessoas. E, sem contar, que eles também gostam. É mais saúde para eles”, afirmou.

Confira os pontos de vacinação

  • Escola Municipal Ana Sandra Nascimento Queiroz, Avenida Consolação de Matos, 623, Cidade Satélite
  • Escola Municipal Vovó Júlia, Avenida Mário Homem de Melo, 4665, Caimbé
  • Escolinha Municipal Vila Jardim, Avenida Jardim, Conjunto Vila Jardim
  • Faculdade Estácio, Rua Jornalista Humberto Silva, 308, União
  • João de Barro, atendimento volante pelas ruas do bairro
  • Associação do João de Barro, Rua Saracura, lote 30, quadra 70
  • Monte Cristo, tenda ao lado da guarita da UFRR, Campus Cauamé
  • Monte das Oliveiras, atendimento volante pelas ruas do bairro
  • Praça Mané Garrincha, Avenida Mário Homem de Melo, Tancredo Neves
  • UBS Alceste Madeira de Almeida, Rua Macau, 950, Said Salomão
  • UBS Asa Branca, Rua Francisco Custódio de Andrade, 505
  • UBS Aygara Motta Pereira, Rua J, 256, Cidade Satélite
  • UBS Buritis, Rua Raimundo Filgueiras, 661
  • UBS Cinturão Verde, Rua Santa Clara, 108
  • UBS Dr. Dalmo Silva Feitosa, Rua Austrália, 700, Cauamé
  • UBS Dr. Robério Ribeiro, Rua Sardinha, sem número, Santa Tereza
  • UBS Dr. Silvio Leite, Rua Vicente Tavares de Melo, 600
  • UBS Hélio Macêdo, Rua Joca Farias, sem número, Jardim Caranã
  • Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, Avenida Centenário, 469, Centenário

O principal ajuste é trocar “ocorre das 8h às 17h” por “segue até as 17h”, já que o horário de início passou.

FonteSemuc BV
ReportagemRedação

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here