Bandeira tarifária conta energia
Foto: Agência Brasil

A bandeira tarifária permanecerá amarela durante o mês de julho, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a decisão, as contas de energia elétrica continuarão com cobrança adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts hora (kWh) consumidos pelos consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira amarela ocorre em razão do período seco, que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e aumenta a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, cuja produção tem custo mais elevado.

De acordo com a agência, a bandeira amarela está em vigor desde abril e reflete as condições menos favoráveis para geração de energia típicas desta época do ano, quando os reservatórios das hidrelétricas registram redução nos níveis de armazenamento.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar aos consumidores os custos variáveis da geração de energia elétrica no país. As bandeiras são definidas mensalmente com base nas condições de operação do sistema elétrico e nos custos estimados para atender à demanda.

A avaliação é feita pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por definir a estratégia de geração de energia e projetar os custos que serão repassados por meio das bandeiras tarifárias.

  • Bandeira verde: Quando a bandeira é verde, não há cobrança adicional na conta de luz.
  • Bandeira amarela: Na bandeira amarela, o acréscimo é de R$ 1,88 para cada 100 kWh consumidos.
  • Bandeira vermelha: Já na bandeira vermelha, patamar 1, o valor adicional é de R$ 4,46 por 100 kWh. No patamar 2, o custo sobe para R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.
FonteAgência Brasil
ReportagemRedação

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here