Arthur Henrique (PL) Foto: divulgação/ Campanha

Com 100% das seções totalizadas na eleição suplementar para o Governo de Roraima, realizada neste domingo (21), o ex-prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (PL) aparece como o candidato mais votado, com 60,87% dos votos válidos, o equivalente a 160.004 votos. O resultado, porém, ainda depende de uma definição judicial para ser efetivamente validado.

Na sequência, Soldado Sampaio (Republicanos) aparece com 35,72%, somando 93.897 votos. Já Nelita Frank (PT) registra 3,40% da votação, com 8.948 votos.

A candidatura de Arthur Henrique permanece sub judice após o indeferimento de seu registro pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), em razão do entendimento de que não foram observados os prazos de desincompatibilização exigidos para a disputa.

Por esse motivo, os votos recebidos pelo candidato estão sendo contabilizados no sistema da Justiça Eleitoral como “anulados sub judice”, situação que mantém a votação registrada, mas condiciona sua validação ao julgamento definitivo do caso.

Na tarde deste domingo, o juiz plantonista Diego Carmo, do TRE-RR, reafirmou, nos autos da Petição Cível nº 0600134-22.2026.6.23.0000, que os votos atribuídos a Arthur Henrique seriam contabilizados nessa condição durante a apuração.

No mesmo sentido, em processo que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 0601065-64.2026.6.00.0000, o setor de Tecnologia da Informação da Corte informou que a votação destinada ao candidato apareceria no sistema oficial de totalização com a classificação “Anulado Sub Judice”.

Demais candidatos

Com 100,00% das seções totalizadas:

• Arthur Henrique (PL): 60,87% — 160.004 votos
• Soldado Sampaio (Republicanos): 35,72% — 93.897 votos
• Nelita Frank (PT): 3,40% — 8.948 votos

Reprodução/TSE

Quem é Arthur Henrique

Arthur Henrique Brandão Machado tem 44 anos e é ex-prefeito da capital. Foi secretário de educação, tecnologia e vice-prefeito da capital. Em 2020, foi eleito prefeito de Boa Vista e reeleito em 2024.

Para disputar a eleição ordinária ao Governo de Roraima, renunciou ao cargo de prefeito em março deste ano. Sua chapa tem como candidato a vice-governador o ex-vereador de Boa Vista, Subtenente Velton.

Mandato até dezembro

O candidato eleito nesta eleição suplementar governará Roraima até 31 de dezembro de 2026, concluindo o mandato iniciado em 2023.

A posse do novo governador e do vice-governador está prevista para o dia 13 de julho.

Por que houve eleição suplementar?

A eleição suplementar foi convocada após a cassação dos mandatos do governador Antonio Denarium e do vice-governador Edilson Damião pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Corte entendeu que houve abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022. Além da perda do mandato, Denarium foi declarado inelegível até 2030.

Com a vacância dos cargos e restando mais de dois anos para o término do mandato, a legislação determinou a realização de uma nova eleição direta para que os eleitores escolhessem o governador e o vice-governador que comandarão o estado até o final de 2026.

ReportagemRedação

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here