Foto: ascom/UERR

O ex-reitor da Universidade Estadual de Roraima UERR, Regys Odlare Lima de Freitas, foi nomeado para o cargo comissionado de assessor especial no Ministério Público de Contas de Roraima MPC, conforme publicação no Diário Oficial do Estado do dia 28 de janeiro. A nomeação ocorre enquanto ele é investigado pela Polícia Federal em operações que apuram fraudes em processos seletivos e licitações da universidade .

O cargo ocupado por Regys Freitas é de assessor especial, com remuneração aproximada de R$ 14 mil. A portaria estabelece que a nomeação tem efeito retroativo a 1º de janeiro de 2026. O Ministério Público de Contas atua junto ao Tribunal de Contas do Estado na fiscalização jurídica e financeira das contas públicas.

Operação da PF

Regys Freitas foi alvo de operações da Polícia Federal que investigam suposto esquema de fraude e corrupção na UERR. As apurações apontam indícios de manipulação de resultados em vestibulares e concursos públicos, com favorecimento indevido de candidatos por meio de acesso privilegiado a provas e direcionamento de vagas.

Além disso, em desdobramentos das investigações, a Polícia Federal apura suspeitas de superfaturamento e direcionamento de licitações da universidade para empresas específicas, com indícios de desvios de recursos públicos. As investigações incluem suspeitas de lavagem de capitais e organização criminosa.

Em operações realizadas pela PF, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, com recolhimento de dinheiro em espécie, moedas estrangeiras, joias e relógios de alto valor. As ações fazem parte de inquéritos que seguem em andamento e ainda não têm conclusão judicial.

Regys Odlare Lima de Freitas foi reitor da Universidade Estadual de Roraima por oito anos. É advogado, ex-policial civil e doutor em direito. Antes da nomeação no MPC, atuava como controlador-geral do Estado de Roraima. Ele é investigado pela Polícia Federal por suspeitas relacionadas a fraudes em processos seletivos, licitações e desvios de recursos públicos na UERR.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here