Arthur Henrique (PL), prefeito de Boa Vista, anunciou que a cidade deve passar a contar com um voo direto para Puerto Ordaz, na Venezuela, operado pela Rutaca Airlines, com expectativa de início entre os dias 19 e 25 de fevereiro. A rota abrirá conexões internas para Caracas e Isla Margarita e internacionais para Bogotá, Panamá, Havana, Curaçao e Trinidad e Tobago. O anúncio foi feito nas redes sociais do prefeito no final da tarde desta quinta-feira, 15.
A Rutaca Airlines é uma companhia aérea venezuelana fundada em 1974 e sediada em Ciudad Bolívar, com operações no Aeroporto Tomás de Heres e hub no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Caracas.
Segundo o prefeito, a nova ligação aérea tem potencial para alterar o panorama da aviação regional e facilitar a circulação de pessoas entre Roraima e o país vizinho. “É um momento muito importante para Boa Vista, para o estado de Roraima como um todo, para o nosso país” afirmou. Ele destacou o impacto social para venezuelanos que vivem em Boa Vista. “Hoje são países vizinhos, mas parece que está tão distante por não ter um voo que conecta os dois países” disse.
O prefeito citou também os efeitos turísticos e econômicos. “Todos nós, roraimenses, a gente torce para que a Venezuela volte a ser aquele país que atrai os brasileiros, onde a gente possa curtir as nossas férias, levar nossa família para ter bons momentos. Começa a surgir essa esperança agora com o início dessa operação, e também a oportunidade para a geração de negócios” afirmou.
O agronegócio e o comércio bilateral foram mencionados como setores que podem se beneficiar da nova rota. O diretor de negócios da Rutaca, Carlos Villegas, declarou que a operação conectará diferentes segmentos econômicos de Roraima e da região venezuelana de Bolívar.
“Vamos estar conectando cultura, turismo, negócios, religião, esporte. Todos os setores da economia tanto de Boa Vista e Roraima como de Cidade Guayana e o Estado de Bolívar” disse.
Ele afirmou ainda que Boa Vista terá acesso a novos hubs internacionais. “A população de Roraima vai estar conectada com a Isla Margarita, com o Caribe, e igualmente com nossas próximas rotas a Curaçao, Bogotá, Panamá, Havana e Porto de Espanha, Trinidad e Tobago”, disse.
De acordo com Arthur Henrique, a empresa deve divulgar as datas operacionais nas próximas semanas. “A expectativa é que entre os dias 19 e 25 de fevereiro esteja tudo pronto para a operação começar. Vai ser uma mudança no eixo econômico do nosso estado” afirmou.








