A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou neste sábado (3) que o país “jamais será colônia de qualquer império” ao comentar a ação militar dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro, após bombardeios em território venezuelano.
O pronunciamento foi feito em cadeia nacional de rádio e televisão, minutos depois de declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicando que Washington passaria a governar a Venezuela até uma “transição segura”, com participação direta de empresas norte-americanas na exploração do petróleo do país.
Delcy Rodríguez classificou a captura de Maduro como um “sequestro” e afirmou que a ofensiva teria como objetivo o controle dos recursos naturais venezuelanos. Segundo ela, por decreto assinado antes da prisão, todos os órgãos do Estado foram acionados para a defesa da soberania e da integridade territorial.
Durante a declaração, a vice-presidente convocou o Conselho de Defesa da Nação e defendeu a união entre forças militares, policiais e a população civil.
Ela reiterou que Nicolás Maduro é o único presidente legítimo da Venezuela e exigiu a libertação imediata dele e de sua esposa, Cilia Flores.








