A Universidade Federal de Roraima (UFRR) sediará, nesta terça-feira (18), o lançamento do filme “Iê é de Roraima, Camará”. A exibição ocorre às 19h, no Malocão Cultural, no campus Paricarana. A produção resgata e celebra a trajetória da capoeira no estado a partir dos relatos de mestres pioneiros que ajudaram a consolidar essa expressão cultural no extremo Norte do país.

O lançamento é aberto a capoeiristas, professores, estudantes, pesquisadores, artistas, agentes culturais, gestores de instituições de ensino e pesquisa, além de interessados no tema.

Para o professor Marcio Akira, coordenador do Centro de Capoeira da UFRR, o filme representa um marco para a preservação da memória da capoeira em Roraima. “É fundamental para o registro histórico da capoeira no extremo norte do Brasil. O filme foi produzido pela Salvaguarda Capoeira, que reúne representantes de grupos, escolas, instituições e projetos. A Salvaguarda é uma política do Estado coordenada pelo IPHAN, voltada à proteção e promoção da capoeira em cada estado brasileiro”, destaca.

Akira explica que a obra é resultado de um processo iniciado em 2019. “Havia uma grande complexidade em reunir todos os atores, elaborar o roteiro e captar recursos. Seis anos depois, estamos celebrando uma nova etapa. Agora, buscamos promover o filme e levá-lo ao maior número possível de pessoas”, afirma.

O evento conta com o apoio da Federação Roraimense de Capoeira, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da UFRR (Prae), da Escola Agrotécnica (EAgro/UFRR) e do Centro de Capoeira.

A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica e ao público em geral. Mais informações podem ser encontradas no Instagram do projeto: @capoeiraroraima.

Assista ao trailer: 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here