Bonfim, Roraima (Foto: Google Maps/reprodução)

O vereador Francisco das Chagas Peixoto Neto, conhecido como Chico do Cem (Avante), é alvo de um Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público do Estado de Roraima para investigar um possível caso de nepotismo na Prefeitura de Bonfim.

O objetivo da investigação é esclarecer se houve favorecimento dentro da estrutura da Prefeitura envolvendo o vereador, apurando especialmente a possível nomeação de parentes dele em cargos comissionados.

Na publicação, disponível no Diário do MPRR desta terça-feira (11), o órgão ressalta que o inquérito está na fase inicial, destinada a reunir documentos, verificar eventuais vínculos e ouvir envolvidos para confirmar ou descartar a suspeita.

Nepotismo

Nepotismo é a prática de um agente público que usa sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas. Essa prática é considerada ilegal e antiética no Brasil, pois viola os princípios da administração pública como a impessoalidade, moralidade e igualdade de oportunidades. 

A Constituição Federal, o Decreto nº 7.203/2010 e a Súmula Vinculante nº 13 do STF vedam o nepotismo na esfera pública, incluindo casos de nepotismo cruzado, quando há troca de indicações entre políticos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here