O vereador Francisco das Chagas Peixoto Neto, conhecido como Chico do Cem (Avante), é alvo de um Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público do Estado de Roraima para investigar um possível caso de nepotismo na Prefeitura de Bonfim.
Na publicação, disponível no Diário do MPRR desta terça-feira (11), o órgão ressalta que o inquérito está na fase inicial, destinada a reunir documentos, verificar eventuais vínculos e ouvir envolvidos para confirmar ou descartar a suspeita.
Nepotismo
Nepotismo é a prática de um agente público que usa sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas. Essa prática é considerada ilegal e antiética no Brasil, pois viola os princípios da administração pública como a impessoalidade, moralidade e igualdade de oportunidades.
A Constituição Federal, o Decreto nº 7.203/2010 e a Súmula Vinculante nº 13 do STF vedam o nepotismo na esfera pública, incluindo casos de nepotismo cruzado, quando há troca de indicações entre políticos.








