Foi sepultado no fim da tarde deste sábado (18), no cemitério Nossa Senhora das Graças, em Mucajaí, interior de Roraima, o corpo da vereadora por Boa Vista, Tuti Lopes. Tuti morreu na última quarta-feira (15), em São Paulo, depois de uma longa batalha contra um câncer de ovário.
Amigos, familiares, colaboradores, admiradores e lideranças políticas marcaram presença e prestaram suas últimas homenagens para a vereadora, que teve o corpo velado na Câmara Municipal de Boa Vista, durante a manhã. Pela tarde, as homenagens seguiram em Mucajaí, no interior do estado.
Perfil pessoal
Maria Inês Maturano Lopes, a Tuti, nasceu em 13/01/1984, em Boa Vista – Roraima. Passou a infância e parte da adolescência em Mucajaí, onde o pai, o ex-deputado federal Édio Lopes, fincou raízes. Ela era enteada da ex-prefeita da cidade, Nega Lopes.
Era formada em Direito pela Unip – Universidade Paulista – de Brasília, advogada com registro na OAB/RR, membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RR, ex-presidente do PL Mulher de Roraima e atual presidente do Podemos Mulher RR.
Se candidatou pela primeira vez nas eleições municipais de 2020 e foi eleita com 1.363 votos vereadora de Boa Vista. Foi reeleita em 2024 já filiada ao Podemos, e obteve 2.704 votos.
Tuti era divorciada e deixa um filho, Antônio, de 11 anos. “Obrigada meu filho por ser a luz que me guia”, escreveu a vereadora em um post nas suas redes sociais.
A parlamentar foi descrita pelos funcionários como uma pessoa “humilde”, “inteligente” e “empática aos mais necessitados”. Religiosa, era comum ver publicações nas redes sociais da vereadora em momentos de oração e fé.
A batalha contra o câncer foi outra coisa muito divulgada por Tuti Lopes, como forma de conscientizar e alertar para a prevenção e cuidados dos diferentes tipos de cânceres que acometem as mulheres. Tuti fez do seu dia a dia fonte de inspiração e resistência para outras pessoas que enfrentam a mesma batalha.
Um dos momentos memoráveis nessa fase, foi em 2022, quando o prefeito Arthur Henrique e 15 vereadores da capital rasparam os cabelos em apoio ao tratamento delicado de quimioterapia ao qual ela enfrentava.

Atuação política por Boa Vista
Entre as principais frentes de atuação da parlamentar, estiveram:
1. Direitos das mulheres e igualdade de gênero
• Tuti falou que “ser mulher na política é um desafio imenso, mas foi a vontade de transformar realidades que a trouxe até aqui”.
• Participou de campanha para o combate à violência contra a mulher, junto com outras vereadoras em Boa Vista.
• Autora de leis municipais que beneficiam mulheres.
2. Inclusão e defesa de pessoas com deficiência / Síndrome de Down / autismo / TDAH
• Convidou audiência pública para discutir temas relativos a pessoas com deficiência, síndrome de Down, autismo e TDAH.
• Autora de decretos legislativos de concessão de medalhas/títulos relacionados a pessoas com deficiência e espectro autista.
3. Educação, saúde e mobilidade urbana / infraestrutura local
• Destacou a importância da educação como instrumento de transformação social para superar desigualdades.
• Foi autora do projeto de lei que criou o bairro “Monte Cristo” para desenvolver infraestrutura urbana de Boa Vista.
Últimos atos legislativos
O Roraima 1 localizou os dois últimos projetos de Lei da vereadora Tuti. Ambos versam sobre à proteção à Infância e Juventude em Boa Vista.
Para ler a a reportagem sobre os dois PLs e o que a vereadora disse sobre eles, clique aqui.

Luto Oficial
A Câmara Municipal de Boa Vista decretou luto oficial de três dias a contar da quarta-feira. Durante o período, as bandeiras do Brasil, Estado e Município, e da Casa Legislativa, ficaram a meio mastro.
A diretoria-geral do Legislativo informou que, no mesmo período, não houve expediente na Casa. Assim, somente os serviços essenciais foram mantidos. Tuti Lopes era primeira-secretária da Câmara.
O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), descreveu:
“A Tuti foi dessas pessoas que iluminam qualquer lugar. Com força, fé e alegria. Foi amiga, foi parceira, foi exemplo. A política perde uma grande mulher, e nós perdemos alguém muito especial”.
O portal Roraima 1 presta sua última homenagem à vereadora que com humildade e respeito, fez história pela nossa cidade e sempre será lembrada pela defesa dos mais pobres, das crianças e das mulheres.