O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio dos Campi Boa Vista (CBV) e Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), está com inscrições abertas para 409 vagas em cursos de formação inicial e continuada (FIC) no âmbito do Programa Mulheres Mil (PMM). A iniciativa busca promover inclusão social, autonomia e capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.
As inscrições estarão abertas de 25 a 30 de setembro de 2025, exclusivamente pelo site https://sgc.ifrr.edu.br. Para participar, é necessário ter conta de e-mail válida, pois o sistema exige ativação de cadastro e resgate de senha. Podem se inscrever mulheres com 16 anos ou mais que tenham concluído o ensino fundamental I (do 1.º ao 5.º ano) e que estejam em situação de vulnerabilidade social e econômica, comprovada por meio do Cadastro Único (CadÚnico).
Nas duas unidades de ensino, as aulas ocorrerão no período noturno, das 18h às 22h, com início em 10 de outubro e término em 7 de dezembro de 2025, totalizando cerca de dois meses de formação.
No Campus Boa Vista Zona Oeste, são 159 vagas distribuídas entre os cursos Assistente Administrativo (50), Manicure e Pedicure (40), Maquiador (30) e Recepcionista (39). Acesse o edital aqui.
O Campus Boa Vista oferta 250 vagas em dez cursos, contemplando as áreas de serviços, lazer e alimentação. A lista inclui Cerimonialista (25 vagas), Monitor de Atividades de Lazer (30), Operador de Computador (50), Salgadeiro (80), Masseiro (40) e Agente de Projetos Sociais (25). Acesse o edital aqui.
No ato da inscrição, as candidatas deverão anexar documentos de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS), CPF, comprovante de residência, comprovante ou autodeclaração de escolaridade, comprovante de CadÚnico e o perfil situacional exigido pelo edital.
Os cursos do Programa Mulheres Mil têm como objetivo criar condições para que mulheres ampliem suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, rompendo ciclos de exclusão e fortalecendo sua autonomia pessoal e financeira.