O deputado federal Nicoletti (União-RR) deve se filiar no próximos dias ao Partido Liberal (PL). Ele se reuniu na semana passada com o presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto, na sede do partido, em Brasília. A reunião teve como foco o alinhamento de estratégias e o fortalecimento das ações políticas da legenda em Roraima e no cenário nacional.
O deputado federal por Roraima buscou um novo partido depois que foi destituído da presidência municipal do União Brasil em Boa Vista, na disputa das eleições municipais do ano passado, contra a própria correligionária, a deputada estadual Catarina Guerra. Depois que Catarina aglutinou lideranças como o deputado federal Pastor Diniz (com influência sobre a nacional do partido) e o próprio governador Denarium (PP), Nicoletti foi escanteado e juridicamente impedido de concorrer às eleições. Na época, o estopim para o racha no partido foi uma convenção partidária que teria escolhido Nicoletti à prefeitura de maneira fraudulenta, segundo alegava Catarina.
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) chegou a retirar o partido do pleito pela desorganização e anular a candidatura dos dois, mas Catarina conseguiu manter-se na disputa, naquela ocasião.
Leia também: Opinião – Por questão de honra, Nicoletti deveria deixar o União Brasil
Agora, em busca de novos ares, o deputado tenta se chegar ao partido do ex-presidente Bolsonaro.
O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, deu as boas-vindas ao deputado Nicoletti, que deve oficializar sua filiação à legenda nos próximos dias. A movimentação foi autorizada pelo presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, o que dispensa a necessidade de aguardar a janela partidária prevista para março de 2026.
A reunião contou ainda com a presença do deputado federal Sanderson (PL-RS), pré-candidato ao Senado em 2026, que acompanha de perto o processo de articulação interna da sigla.