O ministro da Educação, Camilo Santana, inicia nesta quarta-feira (10) sua agenda em Roraima com a autorização para o início das obras do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) em Rorainópolis, no Sul do estado. O empreendimento é resultado de articulação do deputado federal Duda Ramos (MDB-RR) junto ao Governo Federal e prevê investimento estimado em R$ 25 milhões.
A nova unidade terá capacidade para atender cerca de 1,4 mil alunos, ampliando a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na região. Atualmente, Roraima conta com seis campi integrados à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e a instalação em Rorainópolis será a sétima estrutura no estado.
O município foi um dos 100 selecionados, entre 5.570 cidades brasileiras, para receber novos campi da Rede Federal dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A iniciativa envolve o Ministério da Educação (MEC), a Casa Civil, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

Segundo Duda Ramos, o projeto também pode abrir caminho para novas unidades no Sul de Roraima. “Estamos trabalhando para que outro campus seja construído em Caroebe ou São Luiz, atendendo também São João da Baliza e as vicinais da região. Nosso objetivo é ampliar oportunidades para a juventude e fortalecer o desenvolvimento regional”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda que a obra terá impacto direto na economia local. “Essa é mais uma conquista do nosso mandato, fruto de articulação com o governo federal, que vai levar melhores oportunidades de formação e gerar empregos no setor da construção civil”, disse.
A programação do ministro em Boa Vista inclui ainda participação no evento do programa Pé-de-Meia, no Parque Anauá, onde Camilo Santana ministrará aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).