O Governo de Roraima sancionou a Lei Estadual nº 2.232, de autoria da deputada estadual Joilma Teodora (Podemos), que instituí o Dia da Agricultura Irrigada no Calendário Oficial do Estado. A data será comemorada, anualmente, no dia 15 de julho.
Segundo Joilma, o objetivo é criar uma postura crítica e ativa em relação à importância da agricultura irrigada para a sustentabilidade, na produção de alimentos e para o desenvolvimento e segurança alimentar, econômica e ambiental. “O Dia Estadual da Agricultura Irrigada também será destinado ao incentivo para a realização de seminários, palestras, debates, concursos culturais, exposições e outros eventos relacionados ao tema, visando a conscientização da população sobre a importância para essa modalidade de produção agrícola para o desenvolvimento sustentável do Estado de Roraima”, destacou Joilma.
Conforme a parlamentar, o fomento à agricultura irrigada é de grande importância, tanto para o setor produtivo, quanto para a preservação do meio ambiente. Ela destaca ainda a necessidade de criar medidas que possam viabilizar esse tipo de produção de forma sustentável. “Dentro da agricultura irrigada, destaca-se, principalmente, a possibilidade de uma produtividade até três vezes maior do que em áreas de sequeiro, que depende apenas da chuva. Além disso, a prática reduz a possibilidade de impacto climático na produção, no qual se viabiliza a diversidade nas culturas e uso do solo durante todo o ano, em que contribui para a geração de emprego e renda, bem como se reduz a demanda por abertura de novas áreas para a produção. Com isso, o meio ambiente agradece”, finalizou Joilma.