A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que os estados de Roraima e o norte do Pará devem registrar acumulados de chuva superiores a 300 mm até 15 de julho de 2025. Enquanto isso, o restante do país segue sob influência de tempo seco.
De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, a Região Norte seguirá concentrando volumes significativos de precipitação. O mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias mostra, nas áreas de Roraima e na divisa do Pará com o Amazonas, as maiores concentrações de chuva, com destaque para cores entre vermelho e rosa.
Além disso, o Inmet emitiu dois alertas amarelos de perigo potencial para chuvas intensas válidos entre esta terça-feira e as 10h da quarta-feira (08). O primeiro abrange o norte de Roraima, o norte do Amazonas e o sul de Roraima, prevendo chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo atingir até 50 mm no acumulado do dia, acompanhada de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
O segundo alerta abrange o nordeste paraense, Marajó, leste e norte maranhense, norte do Amapá, oeste maranhense, região metropolitana de Belém, norte piauiense, sul do Amapá e sudeste paraense, com as mesmas condições de precipitação e vento. Ambos indicam baixo risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Em contraste, as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e a maior parte do Nordeste permanecem sob o domínio de uma massa de ar seco, com pouca ou nenhuma chuva prevista. Essa condição favorece baixa umidade do ar, além de uma grande amplitude térmica, com tardes quentes e madrugadas mais frias.