Uma nova reunião ocorrida nesta sexta-feira, 25, no Palácio 9 de Julho, contou com a participação de representantes sindicais, equipe técnica e gestores municipais para debater cálculos atuariais e o futuro do sistema previdenciário de Boa Vista.
A procuradora-geral do município, Marcela Medeiros, explicou que foi planejada uma série de reuniões, no prazo de 60 dias, com os representantes sindicais. O objetivo é construir, de forma democrática, um projeto de Reforma da Previdência a partir dos temas debatidos durante os encontros. A próxima reunião está marcada para a quarta-feira, 30, e terá como pauta os “Termos de Regras Previdenciárias”.
O cálculo atuarial avalia a saúde financeira de um sistema de previdência. Marcela destacou que foram apresentados e debatidos na reunião os cálculos utilizados para demonstrar se há déficit no Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos do município de Boa Vista (PRESSEM), qual o montante e quais as projeções matemáticas para os próximos 35 anos.
“Foi uma reunião muito produtiva, pois os sindicatos trouxeram dúvidas importantes sobre os cálculos atuariais, que envolvem estatísticas, dados primários e secundários. Tivemos a oportunidade de discutir e esclarecer diversos pontos que geravam questionamentos”, disse.
Marcela ainda ressaltou ser tema fundamental, uma vez que trata da vida ativa do servido. “Ou seja, envolve a contribuição que está sendo descontada atualmente no contracheque. Por outro lado, diz respeito ao que ele poderá contar no futuro, seja na aposentadoria ou no recebimento de pensão por parte de um dependente”.
Para o presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem (Sindpre), Rubenigue Soares, a reunião foi um passo importante, pois acredita que, a partir de agora, o Grupo de Trabalho (GT) avançará para outras questões que compõem o projeto da Reforma da Previdência, com possibilidade de se propor alterações.
“Com base no cálculo atuarial, podemos projetar o que pode ou não ser alterado, considerando a saúde financeira do Pressem, para verificar se há déficit ou superávit. Pontuamos alguns itens e fizemos questionamentos, que foram respondidos pela equipe da prefeitura”, afirmou o presidente do Sindpre.
A presidente do Sindicato dos Professores e Professoras do Município de Boa Vista (Sindpron-BV), Sirdennys Silva, também avaliou o encontro como positivo, destacando a importância de alinhar os próximos diálogos.
“Através desta reunião, conseguimos esclarecer algumas dúvidas sobre o cálculo atuarial. No entanto, ainda há muito a ser debatido, principalmente em relação aos artigos que dizem respeito à nossa vida funcional e à carreira no serviço público, até a aposentadoria. Temos certeza de que tanto o Executivo quanto os sindicatos estão abertos ao diálogo e esperamos que esses encontros sejam bastante construtivos”, afirmou a presidente.