Foto: Semuc BV.

Garantir qualidade de vida às crianças é uma prioridade na Capital da Primeira Infância. Para promover um desenvolvimento saudável e promissor desde os primeiros momentos de vida, a Prefeitura de Boa Vista mantém seu compromisso com os pequenos, começando ainda na gestação e se intensificando após o nascimento, por meio da oferta gratuita do teste do pezinho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O exame, também conhecido como triagem neonatal, é essencial para a detecção precoce de doenças congênitas, como fibrose cística, doença falciforme e hipotireoidismo, e deve ser realizado, de preferência, na primeira semana de vida do bebê. De janeiro a outubro deste ano, o município registrou 34.921 coletas do teste.

Com seis dias de vida, a pequena Liana Dzaweny fez o teste em uma UBS de Boa Vista. A bebê é a terceira filha de Luana e Anfrísio Terminelli, que contaram com a rede municipal de saúde durante toda a gestação.

“Nós também participamos do Programa Família Que Acolhe (FQA), então sabemos da importância desses cuidados. Em todas as minhas gestações, eu contei com a UBS para o pré-natal e exames. Agora, com ela nos braços, a gente mantém todos os cuidados necessários”, explicou Luana.

O casal, que mora no Santa Luzia, não pensou duas vezes em realizar o exame da filha na unidade do bairro. “A gente vê que as UBSs melhoraram e muito, em se tratando de profissionais, de materiais, de atendimento. A diretora foi super gente boa, explicando tudo e orientando. Ter essa garantia que nossa filha está bem assistida é o que importa”, disse Anfrísio.

Diagnóstico precoce previne complicações

Com eficácia mundialmente reconhecida como essencial para a saúde pública, o teste do pezinho ocorre por meio da coleta de sangue do calcanhar do bebê e visa identificar possíveis doenças graves. A enfermeira Lanna Rodrigues destacou a importância de realizar o teste nos recém-nascidos.

“O teste do pezinho é disponibilizado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Quando a criança tem acesso ao teste e é identificado algo, consequentemente se tem um diagnóstico precoce e essa criança tem acesso ao tratamento dessas doenças, prevenindo complicações”, disse.

O técnico em enfermagem Enrick Araújo Martins reforçou que para fazer o teste é necessário levar o cartão de vacina e o cartão do SUS da criança, lembrando que este pode ser feito na própria unidade. “Fazer o teste é garantir que a criança vai crescer de forma mais saudável”, pontuou.

IMPLANTAÇÃO – A Prefeitura de Boa Vista oferece o teste do pezinho em 36 das 37 unidades básicas de saúde do município. A UBS Silvio Botelho, localizada no bairro Paraviana, é a última em fase de implantação do serviço. Conforme a Atenção Básica, o sistema será verificado e os profissionais devem passar pela capacitação nos próximos dias, para que tão logo o teste também seja ofertado na unidade.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here