A Embrapa Roraima, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, aprovou um projeto na Chamada “Embrapa/Consórcio Pesquisa Café Nº 22/2024 – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Cafeicultura”. Este é o primeiro projeto de pesquisa aprovado para Roraima e Amazonas, marcando a entrada dos estados no Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café.
A liderança é da pesquisadora da Embrapa Roraima, Cássia Ângela Pedrozo, mas conta com a participação direta de outros pesquisadores e analistas da Embrapa Roraima e da Embrapa Amazônia Ocidental, bem como com a colaboração de pesquisadores da Embrapa Café e de empresas parceiras.
O projeto intitulado “Redução de impactos negativos causados por estresse térmico no cultivo de Coffea canephora, pela seleção de clones adaptados às condições climáticas do norte da Amazônia Ocidental” terá início em janeiro de 2025 e duração de 48 meses.
A pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos que sustentem a validação de variedades clonais de café canéfora para as condições edafoclimáticas do Amazonas e do cerrado de Roraima, bem como transferir tecnologias de manejo já consolidadas para a cultura. Como resultados principais propõem se a extensão de recomendação de variedades clonais para cultivo nos dois estados componentes e capacitações e atualização tecnológica de agentes multiplicadores, quanto ao manejo da cultura.
Espera-se que as informações e resultados gerados com o desenvolvimento das atividades de pesquisa e transferência de tecnologias possam colaborar para o desenvolvimento sustentável e consciente da cafeicultura no norte da Amazônia Ocidental.