Questionado sobre as ações de urbanização nos bairros mais afastados do Centro, o candidato à reeleição, Arthur Henrique (MDB), destacou as mais de 500 obras realizadas durante sua gestão, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS), infraestrutura e escolas. Ele ressaltou que a maioria das intervenções ocorreu nas áreas mais distantes da cidade.
“Quem conhece o nosso trabalho sabe que 91% das obras realizadas no primeiro mandato foram nos bairros mais distantes da área central. Construímos 15 escolas, 9 Unidades Básicas de Saúde, ampliamos o Hospital da Criança, realizamos escavações de tanques na zona rural, recuperamos vicinais e asfaltamos ruas”, disse.
Em relação à infraestrutura, o candidato enfatizou que esse percentual se mantém nas obras de pavimentação, drenagem e construção de meio-fio. “Transformamos bairros como Murilo Teixeira e João de Barro. O que pretendemos agora é garantir, com novos recursos, que essa média de obras se mantenha, para que todas as áreas de Boa Vista possam ter a mesma infraestrutura de qualidade”, afirmou.
Educação
Ao ser abordado sobre a ampliação das vagas em creches, Arthur Henrique destacou que essa foi uma das áreas de maior investimento na educação municipal durante sua gestão. “Assumi a Prefeitura em 2021 com 2.438 vagas disponíveis, e hoje esse número subiu para 5.900. Isso significa um aumento de 3 mil vagas, o que representa um crescimento de 142% em apenas quatro anos”, explicou.
Arthur também garantiu que seu próximo mandato será dedicado a eliminar a fila de espera por vagas. “Nosso objetivo é zerar a fila, construindo mais 10 creches. Essas obras, assim como outras, estão sendo realizadas nos bairros mais distantes, reforçando o nosso compromisso com a inclusão e o acesso à educação em toda cidade”, afirmou.
Arthur também anunciou a ampliação dos serviços de educação na zona rural. “Vamos começar a implantação de creches na zona rural. Já estamos construindo a Escola José Davi, no Murupu, que oferecerá creche, pré-escola e ensino fundamental em período integral. Será a primeira escola de ensino fundamental de Boa Vista a funcionar em horário integral, das 7h às 17h30”, ressaltou.
Transporte público
O candidato destacou os esforços de sua gestão para aprimorar o transporte público e anunciou a elaboração de um Plano Municipal de Mobilidade. “Estamos desenvolvendo esse plano, as audiências públicas já começam no próximo ano, pois vamos fazer ouvindo as pessoas. O objetivo é analisar a criação de novas rotas, como as linhas interbairros, para melhorar o fluxo pela cidade”, informou.
Ele ressaltou que já realizou o estudo de origem e destino, que mapeia as áreas de maior circulação, a fim de implementar rotas alternativas e tornar o sistema de transporte mais eficiente. “Além disso, nossa gestão entregou 16 novos ônibus modernos, e vamos garantir recursos para adquirir mais 16 veículos, ampliando a frota e melhorando o atendimento à população”, disse.
Saúde
Arthur Henrique destacou o avanço na construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Boa Vista, ressaltando o planejamento estratégico por áreas de maior concentração populacional.
“Estamos construindo UBS por toda a cidade, baseados na densidade da população em cada macroárea. Inauguramos a primeira UBS na área rural, no Projeto de Assentamento Nova Amazônia. Atualmente, estamos com quatro UBSs em construção e já garantimos os recursos para construir mais três unidades no novo padrão. Pelo menos 10 novas UBSs serão inauguradas na próxima gestão, ampliando significativamente a cobertura de saúde na cidade”, ressaltou.
Arthur Henrique destacou o esforço de sua gestão na ampliação do Hospital da Criança, apesar dos desafios enfrentados no processo. “Estamos construindo um novo bloco no Hospital da Criança, que deveria ter começado há um ano e meio. O plano original, aprovado pelo Ministério da Saúde, previa a construção no local onde está a maternidade. No entanto, essa área foi cedida ao Exército para o hospital de campanha da Covid, e posteriormente foi mantida pelo Governo do Estado”, informou.
Ele explicou que o projeto precisou ser readequado, mas a construção já começou. “Estamos avançando, e em outubro vamos nos reunir com deputados federais e senadores para garantir mais recursos para a construção de outro bloco. A maior demanda nos atendimentos acontece no período chuvoso. Temos também o crescimento populacional de Boa Vista, impulsionado pela imigração, um aumento de 13% no último ano”, disse.
Arthur reforçou o compromisso de sua gestão com a ampliação dos serviços. “Estamos aumentando nossos serviços acima do crescimento populacional para garantir que possamos oferecer dignidade nos atendimentos à população”, enfatizou.
O candidato ressaltou as conquistas e as metas futuras. “Construímos a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) no Murupu e já garantimos os recursos para a construção de uma segunda UBS na zona rural de Boa Vista. E não vamos parar por aí. Planejamos construir pelo menos mais duas unidades, além da já entregue este ano, para garantir atenção básica à saúde na região rural”, afirmou.
Agricultura
Arthur Henrique destacou a atenção especial dada à zona rural durante sua gestão. “Na agricultura, ampliamos o atendimento. Hoje, mais de 2.100 agricultores são atendidos pela Secretaria de Agricultura com maquinário, assistência técnica, acompanhamento de profissionais e insumos para o plantio. Além disso, compramos toda a produção desses agricultores para compor a merenda escolar” disse.
Ele também mencionou planos de expansão no setor agrícola. “Nossa proposta é ampliar ainda mais esse atendimento, levando mais obras para a zona rural. Estamos implantando sistemas de irrigação com energia solar para mais de 90 agricultores, e o objetivo é dobrar esse número no próximo mandato”.
Arthur enfatizou ainda as melhorias em infraestrutura, especialmente nas estradas vicinais. “Implementamos o maior programa de recuperação de vicinais da história de Boa Vista, com mais de 190 quilômetros de pavimentação primária e 40 quilômetros de asfalto em áreas como o PA Nova Amazônia, Bom Intento e a vicinal do Lago do Robertinho. Já temos recursos garantidos para ampliar esses números, levando ainda mais asfalto para a zona rural”, afirmou.