A Prefeitura de Boa Vista está implantando dois retornos próximos à praça Simon Bolívar, um já foi construído no canteiro central da Avenida das Guianas e o outro está em processo de construção na Avenida Brasil. As medidas visam desafogar o tráfego nos pontos críticos e redistribuir o fluxo de veículos na região.
O planejamento é para que haja uma diminuição significativa, em torno de 30%, na quantidade de veículos que circulam diretamente pela rotatória. Os retornos vão servir para veículos leves e pesados. Além dessa obra, ainda deve-se alargar a pista no sentido Manaus e realizar uma intervenção no semáforo do posto Karakas.
Contexto atual da Rotatória do Trevo
A praça Simon Bolívar está localizada na divisa de três bairros: Pricumã, 13 de Setembro e São Vicente, próximo ao Hospital da Criança, uma das principais unidades de saúde de Boa Vista, com movimento significativo de veículos acessando o local. A rotatória recebe diretamente o tráfego das avenidas Brasil (BR-174), Venezuela (BR-174), Das Guianas e rua Dr. Paulo Coelho Pereira.
Além de dar acesso a diversas outras regiões da capital, a rotatória é um desafio significativo para o fluxo de veículos na área. Esta interseção conecta vias estratégicas de escoamento, resultando em congestionamentos persistentes ao longo do dia. O alto volume de tráfego transforma a rotatória em um ponto crítico, afetando não apenas a fluidez do trânsito local, mas também a segurança dos usuários das vias.
É importante ressaltar que essas soluções são consideradas medidas iniciais, reconhecendo que não resolverão completamente os desafios enfrentados. No entanto, espera-se que essas ações proporcionem um impacto positivo imediato, melhorando a eficiência do tráfego e aumentando a segurança viária na área afetada.