O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), recebeu no início da tarde desta terça-feira (14) um grupo de aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para os cargos de técnico de tributo estadual e técnico em infraestrutura de tecnologia da informação. Eles foram pedir o apoio da Casa Legislativa para que haja celeridade na convocação por parte do Executivo.
São mais de 120 aprovados que fizeram o concurso em 2022, já passaram pelo curso de formação e estão aptos a ser convocados. Sampaio reconhece que essa mão de obra qualificada nos quadros da Sefaz é mais do que urgente, “em especial, para intensificar a fiscalização e aumentar as receitas do Estado”.
“É uma cobrança nossa, junto ao Executivo. Vamos debater na Comissão de Orçamento, e, caso não ocorra a convocação deles de imediato, vamos articular com o líder do governo, Casa Civil e até com o próprio governador, cobrando deles a devida celeridade ou que recebam essa comissão e estabeleçam um calendário de posse desses aprovados. Entendemos como sendo uma pauta justa e legítima, não só pelo fato de eles terem passado no concurso, mas por ser uma necessidade urgente. Há mais de 30 anos que o Estado não realiza um concurso com esse perfil de profissional para estar à disposição do nosso sistema fazendário”, reforçou.
O presidente da comissão dos concursados, Vinícius Araújo, contou que o resultado do concurso saiu em janeiro do ano passado, quando foram convocados 66 técnicos de tributo para o curso de formação, que já passaram por uma avaliação e estão aptos para tomar posse.
“Já ocorreu o processo de homologação do concurso, bem como a publicação, contudo, não houve a convocação por parte do Estado dos futuros servidores que já estão habilitados. São 66 para o cargo de técnico de tributo e mais 60 para o de tecnologia da informação. São pessoas aptas para a área de tecnologia, com alta formação e capazes de contribuir com o Estado, mas até agora nenhuma delas foi aproveitada”, explicou Araújo.
A reunião com o presidente da Casa Legislativa, segundo Araújo, foi produtiva para os aprovados e acendeu uma fagulha de esperança na tão sonhada posse. “Muito positiva! O presidente sempre sensível a todas as demandas que vêm da parte dos servidores públicos, como grande homem público que é, demonstrou o interesse e a vontade política de fazer essa intermediação da nossa demanda junto ao governo do Estado, para que a gente consiga não só a nossa nomeação, mas também a nomeação de todo o quadro, inclusive do pessoal da área de tecnologia. Tenho certeza de que em breve teremos alguma devolutiva positiva da parte do governo do Estado”, disse, cheio de esperança.