Carteira de identificação do autista. Foto: Nonato Sousa

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-estar Social (Setrabes) é o órgão responsável pela emissão da CIPTEA, a carteirinha de identificação da pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para adquiri-la, o interessado deve imprimir a ficha cadastral disponível neste link , preenchê-la e levá-la até o local, com a documentação necessária.

Também é possível se cadastrar pessoalmente. O centro está localizado na Avenida São Sebastião, 1195, bairro Santa Tereza, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

“O atendimento final tem que ser presencial, porque a gente precisa tirar a digital e a foto da pessoa. Demora entre 15 e 30 dias para emissão da carteirinha, pois a demanda é muito grande. Recentemente, fizemos um contrato em que o documento vai aderir ao cordão que identifica o autista.  Ele também é importante para quando alguém precisa ser identificado, em uma fila de supermercado ou aeroporto, por exemplo, porque muitas vezes eles não são. Então essa é uma forma de eles terem preferência no atendimento”, salientou Sulamita Bento, diretora do órgão.

Saiba o que é preciso para solicitar a CIPTEA:

● ficha de cadastro com os dados preenchidos;

● relatório médico com indicação da CID;

● documento de identificação que tenha nome completo, filiação, local e data de nascimento;

● RG e CPF;

● comprovante de residência;

● o responsável legal deve levar documento de identificação, endereço residencial e informar número de telefone e e-mail;

● caso o solicitante seja migrante com visto temporário ou autorização de residência, residente fronteiriço ou solicitante de refúgio, deverá ser apresentada a Cédula de Identidade de Estrangeiro, a Carteira de Registro Nacional Migratório ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.

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