Foto: Semuc BV

Uma obra que vai transformar mais um trecho do bairro Nova Cidade e dar mais qualidade de vida aos moradores começou esta semana. Em breve, a rua São Luíz, antes tomada pelo mato e acúmulo de água durante a temporada de chuvas terá uma galeria tripla, de 10 metros e será nova rota de trânsito.

Moradora do local há mais de 13 anos, a empregada doméstica Marlene Cordeiro conta que esperava há muito tempo por essa mudança. Segundo ela, além dos problemas relacionados ao alagamento, também havia a questão da insegurança no local.

“A água nunca chegou a invadir, mas ficava bem próxima da porta da minha casa. Outro problema, é que o mato era bem alto e causava transtorno e insegurança para os moradores. Estou muito feliz e grata à prefeitura. Agora me sinto mais segura de morar aqui”, disse.

O secretário de Serviços Públicos, Cláudio Galvão, explicou que a obra ainda terá outra etapa. “Terminando a galeria, esse trecho será asfaltado. Desta forma, vamos garantir mais segurança para quem precisa fazer esse trajeto e passava pelo local mesmo sem haver a infraestrutura adequada. E ainda, melhorar a qualidade para quem precisava percorrer um caminho mais longo”, afirmou.

OBRAS POR TODA A CIDADE

A previsão para os próximos quatro meses é de chuvas. Mas antes mesmo desse período começar, a Prefeitura de Boa Vista já vem se preparando e executando um trabalho intenso e contínuo de cuidado com a cidade, para garantir o correto escoamento das águas da chuva. Além da limpeza de bocas de lobo, valas e canais, galerias também foram construídas em vários bairros e na zona rural. Esse é o trabalho de uma gestão comprometida com a população.

Raiar do Sol, Equatorial, Profª. Araceli Souto Maior/Centenário, Jardim Tropical/Jóquei Clube, Asa Branca/Cinturão Verde, Mecejana, Dr. Silvio Botelho, Alvorada e Canarinho foram os primeiros contemplados com a implantação de galerias. Além da área urbana, as regiões do Água Boa, Bom Intento e Murupu, na zona rural também receberam obras.

PATRULHA DA CHUVA

Um dos principais causadores dos alagamentos na cidade é o lixo descartado de forma irregular. Embalagens de alimentos, bebidas, sacolas plásticas, resíduos de capina e poda, deixados em frente as casas, acabam sendo arrastados até os canais do sistema de drenagem e impedem que a água faça o curso natural.

Manter esses lugares sempre limpos é o desafio da Patrulha da Chuva. As equipes montam uma verdadeira força tarefa e seguem um cronograma que atende todos os bairros o ano inteiro. Serviços como limpeza de bocas de lobo, canais e valas são intensificados durante o período chuvoso e podem ser solicitados também pela população por meio da Central de Atendimento 156.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here